Muita interatividade, transparência e interlocução direta com magistrados (as), servidores (as), integrantes do sistema de Justiça e instituições representativas da sociedade deram a tônica do Encontro Regional da 11ª Região Judiciária, que terminou nesta sexta-feira, 23, com mais de 2 mil participações (no âmbito presencial e online). 

Presidida pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, a audiência pública, que visa aproximar o Judiciário da população e ouvir seus principais questionamentos para o aprimoramento da prestação jurisdicional, encerrou nesta tarde o evento promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás (Ejug).

“Tivemos um excelente encontro. Trouxemos explicações às servidoras e servidores, sanamos dúvidas, estabelecemos uma conversa franca com os magistrados e magistradas, debatemos assuntos diversificados de forma aberta, transparente. Analisamos aqui hoje o que pode ser feito em parceria para o melhor desempenho do Judiciário nessa localidade. Estou à disposição da comunidade de Ceres e da 11ª Região Judiciária para qualquer auxílio necessário”, reiterou.

Compreendendo os anseios da sociedade

Na sequência, o juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da CGJGO, manifestou a alegria em participar do evento com a sociedade ceresina e sublinhou que a Corregedoria veio até Ceres para compreender os anseios dos usuários da Justiça e dos parceiros do sistema judicial.

“Esse momento é singular, de aproximação do Judiciário com a sociedade. Isso demonstra preocupação em ouvir a sociedade, em aperfeiçoar a prestação jurisdicional, buscando uma autoanálise do trabalho com base nos apontamentos eventuais feitos pela comunidade”, afirmou.

Em consonância com o colega, o juiz Ricardo Dourado, auxiliar da CGJGO e responsável pela pasta do Foro Extrajudicial em Goiás, afirmou que esse momento de “discutir a relação” é extremamente proveitoso e serve não só para compartilhar conhecimento, mas para melhorar o serviço do Judiciário.

Já o juiz Alessandro Manso e Silva, diretor do Foro de Ceres, disse se sentir honrado com a presença do corregedor-geral na comarca e atribuiu a discussão profícua promovidas nos encontros regionais como ao que “há de melhor para os cidadãos”.

Compuseram a mesa diretiva na audiência pública, além do corregedor-geral e dos juízes Ricardo Dourado, Gustavo Assis e Alessandro Manso, o prefeito municipal de Ceres Edmario de Castro Barbosa, Simone Rosa de Oliveira, presidente da Câmara Municipal local, e Luciano do Valle, presidente da Subseção da OAB de Ceres.

Desafios e valorização

Imbuído de grande satisfação, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim, cumprimentou a todos os participantes da reunião institucional reservada ocorrida pela manhã com os servidores (as) e deixou claro que o sistema de justiça é uma engrenagem complexa, cuja força motriz são os servidores.

“Todas as ações relativas à missão institucional de nosso Tribunal, vinculam-se de maneira imanente à dedicação, à eficiência e ao criterioso trabalho que vocês desenvolvem”, enalteceu.

Conforme observou Leandro Crispim, é notório que as demandas crescentes e o volume de trabalho são cada vez mais desafiadores. Contudo, pontuou que embora a tarefa não seja fácil, o Tribunal de Justiça de Goiás reconhece a qualidade e a dedicação de seu corpo funcional.

“A administração do TJGO vem empreendendo esforços para realizar medidas de valorização dos servidores, promover capacitação, melhorar a estrutura física e tecnológica dos locais de trabalho, dentre outras ações. Nesse sentido, aliás, a presente reunião tem a finalidade precípua de refletirmos juntos por um caminhar de união em prol do aprimoramento da prestação jurisdicional e do fortalecimento do sistema de Justiça”, conclamou.

Gestão horizontal cooperativa

Segundo o corregedor-geral, a busca incessante por uma gestão horizontal cooperativa que promova a responsabilidade compartilhada, a interlocução aberta e franca, contribui para uma administração humanizada, que prima pela economicidade, capacitação e eficiência.

“As metas são audaciosas, o caminho é longo, as tarefas são complexas e o tempo é sabidamente curto. Por isso, é essencial promover o diálogo, a fim de que realizemos um alinhamento que contribua para o alcance dos propósitos estratégicos do Poder Judiciário e para a realização da Justiça”, observou.

Lembrando que o aprimoramento da gestão administrativa e da governança judiciária está nas mãos de cada integrante do Poder Judiciário, Leandro Crispim, chamou a atenção para temas que merecem especial atenção dos servidores (as) como o retorno ao trabalho presencial, o trabalho com classificador, manuais de rotina cível e criminal, o Provimento nº 100/2023, que determina o reajuste dos valores pagos a título de indenização pelo cumprimento de mandados da justiça gratuita referente a correção dos anos 2021 e 2022, dentre outros.

“A contribuição de cada servidor é o que nos distingue como uma instituição pública exemplar. Por isso, tenho a convicção de que cada um dos pontos levantados serão objeto de maior observância pelo quadro funcional do TJGO”, apontou.

Debate respeitoso

O juiz Marcus Vinícius Alves de Oliveira, auxiliar da CGJGO e coordenador dos Encontros Regionais, lembrou que o corregedor-geral já foi servidor do TJGO por muitos anos e tem trabalhado diuturnamente em prol da valorização dos servidores e da melhoria da prestação jurisdicional. “Estamos aqui para propor soluções e trabalhar de forma uníssona”, frisou.

Em breves palavras, com participação online, o juiz Aldo Sabino Guilherme Saad de Frei-tas, auxiliar da Presidência do TJGO, representando, na ocasião, o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, cumprimento os presentes, externando satisfação com as inovações trazidas pelo desembargador Leandro Crispim nessa gestão, especialmente a reunião reservada com os servidores (as) deixando-os (as) mais à vontade para expor suas dificuldades.

Reafirmando o compromisso de contribuir para um debate respeitoso, com boas ideias e alternativas para ultrapassar os obstáculos, os juízes Gustavo Assis Garcia e Ricardo Dourado, auxiliares da CGJGO, também fizeram questão de acentuar o quanto o corregedor-geral é dedicado a causa dos servidores (as).
“De servidor a desembargador, o nosso corregedor conhece como ninguém a estrutura do TJGO. Ele foi presidente da comissão de Plano de Cargos e Salários do Tribunal. E a determinação dele é trazer as melhorias a vocês, com um diálogo aberto e respeitoso, reservado somente com ele e conosco”, engrandeceu Ricardo Dourado.

Participaram também da reunião Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, secretário-geral da CGJGO, e Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da CGJGO.

Reunião com magistradas e magistrados

Durante o momento de reunião reservada com as magistradas e os magistrados que compõem a 11ª Região Judiciária, o corregedor-geral disse aos colegas que eles são uma extensão da administração central do Tribunal goiano, razão pela qual a atuação integrada e colaborativa de todos é imprescindível para atingir a excelência na prestação jurisdicional.

“O Poder Judiciário ainda é percebido como a última trincheira dos desvalidos. Torna-se, pois, premente que os juízes não se distraiam com os encantos da toga, mas que sejam gestores competentes que primem pela boa governança e que desenvolvam todas suas atribuições jurisdicionais com ética e com um olhar humanizado e focado na solidariedade, na cidadania e na alteridade”, ressaltou.

Gabinete Itinerante

Atendendo ativamente a inúmeras pessoas no Gabinete Itinerante, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim, esteve presente com sua equipe em Ceres durante os três dias do encontro.

Com uma escuta ativa, baseada em uma gestão horizontal colaborativa, o Projeto Gabinete Itinerante do corregedor-geral da Justiça foi instituído com pioneirismo nesta gestão pelo desembargador Leandro Crispim. Da comarca sede, ele desempenha suas funções diretamente nos encontros regionais, oportunidade em que realiza atendimentos relacionados às áreas judiciais, extrajudiciais e administrativas de competência da Corregedoria-Geral da Justiça.

Leque de capacitações

Nos três dias do Encontro Regional foram apresentados oito painéis pelas equipes da Corregedoria-Geral da Justiça e da Presidência do TJGO: Noções Introdutórias do Projeto Apoema, BNMP e Baixa Processual em Geral, Gestão Aplicada do Processo Eletrônico e da Unidade Judicial, PROJUDI / PJD e Operacionalidades do Sistema Gestão à Vista, Prêmio Produtividade do TJGO, Gestão de Gabinete, O que os dados contam, além dos números, para gestão de processos judiciais, e Controle de Produtividade.

Sobre os Encontros Regionais

O Programa “Encontros Regionais (Audiência Pública) tem por finalidade promover o acesso e a melhoria da comunicação entre a comunidade, servidores, magistrados e o Poder Judiciário nas regiões judiciárias e suas respectivas comarcas do Estado com o intuito de receber sugestões, críticas, reclamações e, principalmente, respostas sobre a aceitação e o alcance das ações promovidas pelo Poder Judiciário.

O projeto é um convite a cada região judiciária para um debate aberto, despido de formalidades. Além da comarca sede de Ceres, integram a 11ª Região Judiciária Goianésia (Polo), Barro Alto, Crixás, Itapaci, Rialma, Rubiataba e Santa Terezinha de Goiás. Acompanhe todas as fotos do evento no flicker do TJGO (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos: Agno Santos - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Números finais do Encontro Regional da CGJGO com as comarcas da 11ª Região Judiciária (comarca sede Ceres):

Participantes na quarta-feira (21.06.2023):

Abertura: 178 (presencial) + 62 (online) - 240

Painel 1: 52 (presencial) + 193 (online) - 145

Painel 2: 57 (presencial) + 176 (online) - 233

Painel 3: 55 (presencial) + 127 (on-line) - 182

Painel 4: 41 (presencial) + 132 (on-line) - 173

 

Participantes na quinta-feira (22.06.2023):

Painel 5: 66 (presencial) + 114 (on-line) - 180

Painel 6: 71 (presencial) + 126 (on-line) - 197

Painel 7: 42 (presencial) + 95 (on-line) - 137

Painel 8: 42 (presencial) + 95 (on-line) - 137

Reunião do Extrajudicial: 57 (presencial) + 69 (on-line) - 126

Reunião sobre Regularização Fundiária: 83 (presencial) + 87 (online) - 170

 

Participantes na sexta-feira (23.06.2023):

Reunião reservada da CGJGO com servidores (as): 79 (presencial) + 77 (on-line) - 156

Reunião reservada da CGJGO com magistrados (as): 19 (presencial) + 3 (on-line) - 22

Audiência Pública: 59 (presencial) + 87 (on-line) - 146

 

Total geral (participantes presenciais e pelo canal on-line):

2.244 participantes

 

 

  •    

    Ouvir notícia: