Momentos de grande interação, aprendizados, qualificação e dinamismo evidenciaram o Encontro Regional da 9ª Região Judiciária, que terminou de forma exitosa nesta sexta-feira, 22, com mais de 2,7 mil participações. Promovido presencialmente pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás (Ejug), a comarca de Caldas Novas (polo) sediou o evento. 

O corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, abriu a audiência pública voltada para as instituições e segmentos da sociedade civil organizada, última atividade do evento. “Viemos aqui ouvir a comunidade de Caldas Novas, estamos presentes, atentos”, asseverou o corregedor-geral.

Para o juiz Marcus Vinícius Alves Oliveira, auxiliar da CGJGO e coordenador dos Encontros Regionais, o encontro se encerra com “chave de ouro” devido ao congraçamento entre o Justiça, as instituições e a comunidade.

“Mostramos aqui a cara do Judiciário a todos que queiram nos elogiar, que venham propor soluções, apontar problemas. Nosso intuito é que o direito chegue até o seu destinatário. O Judiciário não é uma caixa-preta, precisamos reconhecer nossos erros, mas também nossas vitórias e acertos”, pontuou.

Forma democrática de gestão

A juíza Soraya Fagury Brito, auxiliar da CGJGO, que atua pela Corregedoria nas áreas judicial, de família e do Foro Extrajudicial, colocou seu gabinete à disposição para qualquer esclarecimento.

Direcionando saudações a todos os presentes no meio presencial e virtual, o juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da CGJGO, comentou sobre Caldas Novas e a 9ª Região Judiciária, tão pujante e composta de tantas comarcas relevantes para o Judiciário goiano.

“Nossas funções são divididas com atribuições temáticas, criminal e infância e juventude. Estamos aqui para dar suporte dentro das nossas atribuições e sublinhar a forma democrática de realizar esses encontros do corregedor-geral e sua equipe que estão presentes durante os três dias desse evento essencial para a sociedade”, realçou.

Cidadania

Por sua vez, o juiz substituto em segundo grau, Ricardo Dourado, aproveitou a oportunidade para reforçar a importância do Programa RegularizAÇÃO.

“Esse projeto busca regularizar os imóveis que não tem título ou escritura. É o Poder Judiciário atuante, auxiliando para melhorar a situação das nossas cidades e dos nossos cidadãos”, finalizou, agradecendo a receptividade de todos.

A singularidade dos Encontros Regionais foi ressaltada pelo juiz Flávio Pereira dos Santos Silva, diretor do Foro de Caldas Novas e anfitrião do evento, que fez questão de destacar o diálogo e a cidadania propiciados com essa iniciativa.

Também compuseram a mesa diretiva além do corregedor-geral, juízes auxiliares da CGJGO, diretor do Foro local, os promotores Sávio Fraga e Greco, coordenador das Promotorias de Justiça de Caldas Novas; e Cristhiano Menezes da Silva Caires, Suzana França, tesoureira da subseção da OAB de Caldas Novas, que representou a presidente da subseção Kamilla de Oliveira Ferreira; Rodrigo Ribeiro de Souza, procurador-geral do município de Caldas Novas e, na solenidade, representando o prefeito Kleber Marra; e comandante Amilton de Souza Conceição, do 7º Comando do Bombeiro Militar.

Participaram ainda Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, secretário-geral da CGJGO, Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da CGJGO, e representantes da comunidade local.

“Olho no olho”

De forma descontraída e com a mesa diretiva mais próxima dos servidores e servidoras da 9ª Região Judiciária para estabelecer um diálogo “olho no olho”, o corregedor-geral, desembargador Leandro Crispim, que antes de exercer a magistratura foi servidor do TJGO por muitos anos, explicou que na sua gestão optou pela reunião reservada exclusiva com os servidores nos Encontros Regionais, anteriormente realizada junto com os magistrados, para que todos estejam mais à vontade para expor suas angústias, questionamentos e demandas.

“Estamos aqui para um bate papo tranquilo, leve. Fazemos uma radiografia de todas as questões referentes à região visitada e queremos tornar essa interlocução com os servidores (as) o mais transparente possível, com a exata compreensão desse momento primordial. Por esse motivo, faço questão de vir pessoalmente nos encontros e realizar a reunião presencial, que é essencial para o desenvolvimento dos trabalhos do TJGO, para traçarmos um panorama correto do está realmente acontecendo no Judiciário e em quais pontos podemos melhorar para aprimorar o serviço jurisdicional”, frisou.

Trabalho presencial, organização e gestão horizontal

Na ocasião, Leandro Crispim reforçou ainda a importância do trabalho presencial, de acordo com as diretrizes e resoluções do TJGO CNJ, e salientou a importância da gestão horizontal e de se estabelecer formas organizadas de trabalho nos gabinetes e escrivanias.

“Peço a vocês que se atentem para o cumprimento do horário de trabalho presencial e para a gestão horizontal nos gabinetes e escrivanias. Em algumas situações, percebemos dificuldades de relacionamento entre os juízes e escrivanias, então recomendo que o trabalho ocorra de forma mais organizada, com todos voltados para os mesmos propósitos. Sugiro ainda que vocês passem a trabalhar com classificadores dentro do Sistema Controle da Corregedoria, pois muitas atividades foram colocadas em dia e por meio dessa ferramenta tivemos uma grande evolução e agilidade dos serviços”, conclamou, chamando a atenção também para as boas práticas apresentadas durante os painéis nos dois primeiros dias do Encontro.

Inovações

Ao enaltecer mais uma vez o comportamento humano e eficiente do desembargador Leandro Crispim, o juiz Marcus Vinícius Alves citou o período em que o magistrado esteve à frente do Programa Justiça ativa, bem como na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e agora na Corregedoria.

“O desembargador Leandro Crispim sempre esteve à frente e revolucionou os órgãos onde atuou trazendo inovações e melhorias, a exemplo da própria Corregedoria-Geral da Justiça. Como gestor nato, sempre recebemos orientações adequadas que tem contribuído para a qualidade do nosso trabalho serviço. A ampliação de projetos nos Encontros Regionais na sua administração é uma prova dessa excelência”, engrandeceu.

Sistema humanizado e eficaz

Já a juíza Lídia de Assis e Souza, auxiliar da Presidência do TJGO, representando, na ocasião, o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, também elogiou a iniciativa da Corregedoria de estabelecer um diálogo franco entre os servidores e servidoras, o que, a seu ver, demonstra a importância de um sistema humanizado e eficaz.

“Esse tratamento de ouvir as queixas dos servidores (as) e suas expectativas é uma maneira de acolhimento. O desembargador França se importa com a prestação jurisdicional eficaz, de qualidade, mas, por outro lado, prima por um ambiente de trabalho saudável. Temos que pensar na produtividade, mas é preciso ter um equilíbrio para que alcancemos relações de trabalho mais harmoniosas”, afirmou.

Aproveitando a oportunidade, a magistrada lembrou que em agosto deste ano a Lei Maria da Penha completou 17 anos e ressaltou o projeto desenvolvido pela Presidência do TJGO “Protege e Julga”, que tem como objetivo o julgamento de mérito de todos os processos que envolvem violência doméstica e feminicídio em até um ano.

“Contamos com o engajamento dos servidores e servidoras para que possamos atender essa prioridade da Presidência do TJGO, do CNJ e da própria sociedade, desenvolvendo um trabalho conjunto e profícuo com as unidades de todas as comarcas”, convocou.

Mesa diretiva

Integraram a mesa diretiva, além do corregedor-geral, os juízes auxiliares da CGJGO, Soraya Fagury, Gustavo Assis, Marcus Vinícius Alves, juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lídia de Assis, além do secretário-geral da CGJGO Gustavo Machado do Prado. A reunião contou ainda com a participação online do juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da Presidência do TJGO.

Estiveram presentes também Bruno Faustino, vice-presidente do Sindicato dos Serventuários e Servidores da Justiça de Goiás, que pela primeira vez prestigiou o evento , e Carolina Rosa Santos, vice-presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (SINDOJUS-GO).

Reunião reservada com magistrados e magistradas

Na sequência, houve a reunião reservada com os magistrados (as) da região. A juíza Patrícia Carrijo, presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego) participou virtualmente. 

Integram a 9ª Região Judiciária, além de Caldas Novas, Catalão, Corumbaíba, Goiandira, Ipameri, Orizona, Pires do Rio e Santa Cruz de Goiás.

Gabinete Itinerante

Simultaneamente ao evento, o corregedor-geral, acompanhado de sua equipe, desempenhou suas funções diretamente de Caldas Novas e realizou atendimentos relacionados às áreas judiciais, extrajudiciais e administrativas de competência da Corregedoria-Geral da Justiça (Gabinete Itinerante do Corregedor-Geral).

Qualificando os servidores e as servidoras

Foram apresentados sete painéis voltados para temáticas relacionadas à gestão nos dois primeiros dias do encontro: quatro na quarta-feira (20) e três na quinta-feira (21).

No dia 20, foram abordados Noções Introdutórias do Projeto Apoema, seguido do BNMP e Baixa Processual em Geral, PROJUDI / PJD e Operacionalidades do Sistema Gestão à Vista, e Gestão Aplicada do Processo Eletrônico e da Unidade Judicial.

No dia 21, foi feita a exposição do Prêmio Produtividade do TJGO, Gestão de Gabinete e O que os dados contam, além dos números, para gestão de processos judiciais. No mesmo dia, houve uma reunião sobre regularização fundiária e outra com representantes do Foro Extrajudicial.

O evento foi transmitido de forma on-line pelo Canal do Youtube da Diretoria de Planejamento e Programas da Corregedoria. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Fotos e edição de imagens: Agno Santos - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

Números finais do Encontro Regional da 9ª Região Judiciária de Goiás (Comarca Polo/Sede de Caldas Novas)

Abertura 117 (presencial) + 173 (on-line) = 290

Painel 1: 111 (presencial) + 203 (on-line) = 314

Painel 2: 88 (presencial) + 199 (on-line) = 287

Painel 3: 88 (presencial) + 157 (on-line) = 245

Painel 4 4: 66 (presencial) + 153 (on-line) = 219

Painel 5: 102 (presencial) + 130 (on-line) = 232

Painel 6: 113 (presencial) + 141 (on-line) = 254

Painel 7: 85 (presencial) + 95 (on-line) = 180

Reunião sobre regularização fundiária: 142 (presencial) + 104 (on-line) = 246

Reunião do Extrajudicial: 67 (presencial) + 53 (on-line) = 120

Reunião reservada da CGJGHO com servidores (as): 101 (presencial) + 93 (on-line) = 194

Reunião reservada da CGJGO com magistrados (aS): 27 (presencial) + 1 (on-line) = 28

Audiência pública: 89 (presencial) + 95 (on-line) = 184

Total geral (participantes presenciais e pelos canais on-line da CGJGO):

2.793 participantes

  •    

    Ouvir notícia: