Os debates sobre as formas de inovação e ampliação do acesso à Justiça em todo o país pautarão nesta quarta, quinta e sexta-feira (4,5 e 6) a 92ª edição do Encontro do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), que tem início desta noite, em São Luís, no Estado do Maranhão, com a participação do corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, que está acompanhado do juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da CGJGO, da juíza Soraya Fagury Brito, também auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, e do secretário-geral da Corregedoria Gustavo Machado do Prado Dias Maciel.

Nesta edição o ENCOGE traz o tema "Justiça Para Todos: Estratégias Inovadoras para uma Sociedade Pacífica e Inclusiva" e, ao longo do evento, serão discutidos aspectos da atividade jurisdicional, sistema prisional e direitos sociais, por meio de palestras e oficinas, a fim de enriquecer o debate sobre os temas que integrarão as recomendações da Carta de São Luís, aprovada ao final do encontro.

A cerimônia de abertura acontece no início desta noite e será prestigiada por autoridades do Poder Judiciário de todo o Brasil. A conferência magna será ministrada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

Também discursarão os desembargadores José Edivaldo Rocha Rotondano, corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia e presidente do CCOGE; José de Ribamar Froz Sobrinho, corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Maranhão e presidente do Fórum Fundiário Nacional; Paulo Sérgio Velten Pereira, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão; bem como o governador do Maranhão Carlos Brandão.

Fórum Fundiário: Governança Fundiária, Sustentabilidade e Multiculturalismo

Durante o evento também acontecerá a 4ª Reunião do Fórum Fundiário Nacional (FFN), que abordará, dentre outros, assuntos relacionados à governança fundiária, sustentabilidade e multiculturalismo. Corregedores e corregedoras, bem como magistrados e magistradas integrantes das corregedorias de todo o Brasil estarão reunidos no encontro.

Na ocasião, serão divulgadas as boas práticas realizadas pelas corregedorias dos estados, e abordando as novas perspectivas para a governança responsável da terra.
Os eventos são realizados pelo Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), com apoio da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) e Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Embora presencial, o evento também contará com transmissão de toda a sua programação para o público geral no Youtube da Corregedoria Geral da Justiça. (Texto: Myrelle Motta – Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás com informações do site do TJMA/Imagem - TJMA)

  •    

    Ouvir notícia: