Com o intuito de oportunizar a todos os magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário goiano a apresentação de sugestões e apontamentos para a atualização e o aprimoramento do Portal do Sistema Controle da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás ficará disponível por 15 dias um formulário do Google Forms com um questionário simples pelo link https://forms.gle/kzgdzsodRSPTV8pZ8) que poderá ser preenchido anonimamente ou não. 

Para a elaboração de estudos, implementação de ações e apresentação de propostas, a fim de aperfeiçoar o Portal do Sistema Controle, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, instituiu um grupo de trabalho constituído de uma equipe técnica da Casa Censora. A finalidade é permitir, de forma mais eficaz, o acompanhamento, a fiscalização e a gestão nas unidades judiciárias do Tribunal de Justiça de Goiás.

“Embora ao longo de mais de 10 anos o sistema tenha suportado atualizações e alterações qualitativas, especialmente em sua arquitetura e na unificação, modificação e criação de indiciadores processuais, é imperioso que o tema referente à 'Gestão da Justiça', como tem sido chamado, seja desdobrado em estudos mais específicos de modo a tornar mais moderno e científico os painéis de gestão aplicados à administração da justiça”, observou o corregedor-geral.

Sobre a importância do Sistema Controle

Criado em 2010 e institucionalizado em 2013, visando disponibilizar aos magistrados e servidores da Justiça informações gerenciais sobre o funcionamento das unidades de primeiro grau de jurisdição, a fim de subsidiar a tomada de decisão em diversos níveis de gestão administrativas judiciais, contribuir para eficiência operacional e otimizar as rotinas e procedimentos de tramitação processual, ele é composto de várias ferramentas de soluções tecnológicas de controle de gestão.

Dentre elas destaca-se o Sistema Controle (propriamente dito) e o Sistema de Alertas. O Sistema Controle é apresentado em forma de relatórios gerenciais, baseados em indicadores pré-definidos de acompanhamento e controle das unidades judiciais.

O Sistema de Alertas, por sua vez, fornece apontadores visuais, nas cores vermelho (situações críticas), amarelo (situações de atenção) e incolor (situações regulares), de acordo com indicadores e critérios previamente determinados e configurados pelo Sistema Controle, encontrando-se disponíveis para consulta interna geral. (Texto: Myrelle Motta - Diretora da Divisão de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: