A disseminação de uma cultura de paz nas escolas e a violência vista por um ângulo diferenciado são os principais propósitos do 2º Seminário de Enfrentamento e Prevenção à Violência no Contexto Educacional: uma parceria interinstitucional entre o Poder Judiciário estadual e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, que será realizado nesta terça-feira (14) pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás com o apoio da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás (Ejug) e da Prefeitura de Goiânia. 

O evento acontecerá presencialmente, das 7 às 17 horas, no Auditório do Pleno e do Órgão Especial do TJGO, e é voltado para os profissionais da educação. Às 7 horas será feito o credenciamento dos participantes e às 7h30 haverá uma apresentação cultural.

A abertura oficial do seminário ocorrerá às 8 horas e a mesa diretiva será composta pelos desembargadores Carlos França, presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Leandro Crispim, corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, Jeronymo Pedro Villas Boas - diretor da Ejug, além do prefeito de Rogério Cruz e Rodrigo Caldas, secretário municipal de educação de Goiânia.

O primeiro painel da manhã será exposto pelo juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da CGJGO e coordenador do Programa Pilares, que abordará a relação interinstitucional na construção da cultura de paz no ambiente educacional com a mediação da juíza substitua em segundo grau Sirlei Martins da Costa.

Com a temática Podemos mudar o mundo? Os círculos de construção de paz e suas implicações na construção da cidadania, o juiz Carlos José Limongi Sterse, coordenador da Infância e Juventude do TJGO, fará a apresentação do segundo painel. A mediadora será Clédia Maria Pereira, coordenadora da Comissão de Mediação Educacional/ SME. Na sequência, haverá um momento de interação com o público.

Justiça Restaurativa

No período da tarde a palestra terá como eixo central a aplicação dos Círculos de Justiça Restaurativa pela Paz nas Escolas, porque é preciso: Viver, Conviver e Evoluir, cuja exposição será do doutor Gabriel Perissé, mestre em Literatura Brasileira (USP) e Teologia (PUCRS), doutor em Filosofia da Educação (USP) e Teologia (PUCRS), e pós-doutor em Filosofia e História da Educação (Unicamp).

A mediação ficará a cargo da assistente social Maria Nilva da Silva Moreira, diretora da Divisão Interprofissional Forense da CGJGO. Após um momento de interatividade com os participantes, às 16h30, o evento será encerrado às 17 horas.

Sobre o Pilares

Desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás em 2018, por meio da Divisão Interprofissional Forense (que é composta de profissionais multidisciplinares como assistentes socais, pedagogos e psicólogos), e indicado neste ano de 2022 ao Prêmio Innovare, o Programa Pilares, é fruto de uma parceria entre o TJGO e as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação de Goiás.

O programa foi idealizado pela então juíza auxiliar da Corregedoria, Sirlei Martins da Costa, que almejava desenvolver ações compartilhadas com a comunidade educacional, no sentido de contribuir para o aprimoramento de competências socioemocionais, através da elaboração de estratégias que facilitassem a resolução de conflitos por meio do diálogo compassivo.

O intuito do Pilares é promover uma mudança de paradigmas trabalhando a comunicação não violenta dentro das escolas. Ele consiste em difundir o respeito como aspecto primordial para que sejam estabelecidos o diálogo e as relações pacificadoras na solução de conflitos dentro das escolas.

Sua principal finalidade é formar facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz para atuarem na prevenção e resolução de conflitos no ambiente escolar, por meio de processos circulares, objetivando a disseminação da cultura de paz, a começar pela construção de valores humanos que ajudem a reduzir hostilidades, curar a dor e fortalecer relacionamentos, especialmente nas crianças e nos adolescentes dentro do ambiente escolar. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Arte - Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)

  •    

    Ouvir notícia: