Lado a lado, o marceneiro A.A, de 60 anos, reconheceu oficialmente como filha DF, hoje com 31 anos, durante uma audiência virtual emocionante realizada nesta quarta-feira, 13, pela equipe do Programa Pai Presente, da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás e presidida pelo juiz Eduardo Perez Oliveira. Com um atendimento diferenciado, ágil, desburocratizado e humanizado, o Pai Presente encerra o ano de 2023 com 100% da pauta cumprida.

“O tempo foi passando e quando tive a minha filha eu era muito jovem, não tinha situação financeira boa e não me casei com a mãe dela. Então, o registro de nascimento foi ficando para depois, mas sempre convivi com a minha menina. Hoje, 30 anos depois tive a alegria de finalmente inserir meu nome nos documentos dela e esse momento será para nós dois sempre inesquecível”, emocionou-se.

Quanto ao atendimento feito pela equipe do Pai Presente durante todo o procedimento para o efetivo reconhecimento da paternidade, o marceneiro só tem elogios. “Fomos muito acolhidos e bem recebidos pelos integrantes do programa. Não temos palavras para agradecer o carinho e o apoio dispensados”, enalteceu.

As audiências foram realizadas em três salas distintas e totalizaram 19 reconhecimentos de paternidade em uma única manhã. Destes, 12 são ordinários (da Secretaria do Pai Presente), 3 de origem judicial e 4 se referem aos reeducandos do sistema prisional de Aparecida de Goiânia e Anápolis. Dois reconhecimentos paternos (da pauta dos ordinários) contemplaram partes dos Estados do Pará e de São Paulo.

Sigilo e segurança jurídica

Na ocasião, o juiz Eduardo Perez esclareceu a partes sobre o sigilo e a segurança de todo o procedimento feito para ao reconhecimento de paternidade de forma virtual e explicou que a emissão e envio dos novos documentos fica a cargo do cartório que leva de 30 a 60 dias para encaminhá-los à secretaria do programa.

Sobre o Pai Presente

Instituído há 10 anos em Goiás, o Pai Presente já está instalado em 100% das comarcas goianas e fornece testes de DNA gratuitamente. O Programa Pai Presente é vinculado à Diretoria de Planejamento e Programas (DPP) da CGJGO.

Já o Pai Presente Total é uma iniciativa pioneira no Estado em que a Corregedoria, por meio do Provimento nº 54/2021, consolidou as audiências virtuais concentradas de reconhecimento de paternidade, via plataforma Zoom Meetings, englobando todas as comarcas de Goiás.

O coordenador geral do programa é o juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da CGJGO, e a gerente administrativa é a servidora Maria Madalena Sousa. O servidor Clécio Marquez, diretor da DPP, auxiliou na condução das audiências.

Para conhecer melhor o Programa Pai Presente é só acessar o Instagram oficial do TJGO e o Canal do Youtube da Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO por meio do Programa Corregedoria em Foco. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3216-2442 e (62) 99145-2237 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. (Texto: Myrellle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Imagem: Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: