A última etapa do Curso de Capacitação em Práticas Cartorárias, realizado pela Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia, em parceria com a Diretoria do Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), se encerra nesta sexta-feira (19).

O curso é destinado aos novos analistas judiciários (apoio), que tomaram posse no dia 1° de junho. A partir da próxima segunda-feira (22), os novos servidores exercerão suas funções nas unidades judicias da capital (escrivanias). O treinamento prático durou duas semanas, sendo uma em cartório criminal e a outra no cível.

Durante 15 dias, os novos servidores aprenderam a autuar processos, certificar prazos, fazer juntada de interlocutória, proferir atos ordinários, atualizar andamento processual, expedir documentos, entre outros.

Para o novo servidor, Rodrigo Moura Cruvinel, o curso é importante para que se conheça a rotina do local onde o servidor atuará. “Estamos nos ambientando com as rotinas das práticas cartorárias para que, quando chegarmos na escrivania, nossa força de trabalho seja somada”, ressaltou. Para ele, conhecer as fases processuais, que é o básico na função, é fundamental antes de se inciar o trabalho.

De acordo com o diretor do Foro de Goiânia, Wilson da Silva Dias, o curso foi "intenso e proveitoso". "Os novos servidores auxiliarão os cartórios no cumprimento dos despachos e ordem judiciais. Sabemos que muita vezes a teoria é uma coisa e a prática dentro de uma unidade cartorária é outra”, pontuou, ao falar da relevância do treinamento. Entretanto, o magistrado reconheceu que, mesmo com os novos servidores, a demanda não será totalmente suprida. “Não conseguiremos ainda dotar todas as unidades judiciarias, mas as que mais estiverem precisando vão receber servidores”, destacou.

Preocupação
O Curso de Capacitação em Práticas Cartorárias é a continuação da Introdução Funcional, realizada entre os dias 1 e 3 de junho, que consistiu em palestras e orientações sobre a estrutura e funcionamento do Judiciário goiano, direitos e deveres dos servidores e sistemas judiciais internos e externos, promovida no Auditório do 1° Tribunal do Júri de Goiânia.

“O treinamento demonstra a preocupação do Recursos Humanos em fazer com que os novos servidores tenham contato com a prática. Antes era feita somente a introdução funcional”, frisou a diretora de Recursos Humanos (RH) do TJGO, Lígia Beatriz de Bastos Carvalho. Ela lembrou ainda que, os servidores eram nomeados e encaminhados para as respectivas unidades e não tinham a orientação da prática. “Agora, atuando nas próprias escrivanias, eles conhecem a realidade do serviço que vão enfrentar”, pontuou.

Ao frisar a importância do treinamento, Lígia Beatriz adiantou que pretende estendê-lo para as comarcas do interior. “Isso vai repercutir na melhora da prestação jurisdicional do primeiro grau”, salientou, ao lembrar que isso é uma das prioridades da atual gestão. “Na próxima semana será apresentado o Plano Permanente de Capacitação do Poder Judiciário de Goiás, que além dos cursos de capacitação, englobará também treinamentos”, adiantou.

O Curso de Capacitação em Práticas Cartorárias foi ministrado pelos instrutores Herber Veloso, David Júnior e Sandra Vilar, integrantes da equipe do Programa Atualizar da CGJGO e pelo assessor correicional, Tiago Alves. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Henany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: