A Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) desenvolveu uma nova ferramenta digital que possibilita uma análise completa dos processos nas comarcas de todo o Estado. A intenção é oferecer subsídios para atuações e iniciativas que visam à redução do acervo judiciário. Nesta quinta-feira (18), o sistema foi apresentado no salão nobre da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), à desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, presidente do Comitê do Núcleo Enfrentamento das Demandas Complexas e Repetitivas, e ao juiz-auxiliar da Presidência, Sebastião de Assis Netto, coordenador geral do Projeto Acelerar.

O sistema contará com uma base de dados atualizada mensalmente. A ferramenta possibilita separar, cruzar e comparar dados precisos, com gráficos que mostram a evolução e o andamento mensal ou anual. O projeto foi apresentado pelo titular da SGE, Luís Maurício Bessa Scartezini, e pelos servidores Domingos da Silva Chaves Júnior e Eunice Machado Nogueira. O evento também contou com a presença também do juiz-auxiliar da presidência Felipe Vaz de Queiroz.

Durante a explanação, foi demonstrado, como exemplo, os dados relativos às ações de natureza previdenciária em Goiás. Enquanto uma comarca está em primeiro lugar no número absoluto de autos do tipo, outra tem maior porcentual desses processos em relação ao seu acervo. “Nesse ponto, poderemos identificar os gargalos por regiões e, assim, definir ações, como mutirões, no caso específico da previdência, para atender as necessidades de cada localidade e até ajudar nossos magistrados em alguma possível dificuldade”, citou Netto.

Segundo Domingos, responsável pelo setor de Estatística da SGE, o objetivo dessa nova ferramenta é, justamente, coletar, organizar e demonstrar os números, de forma simples e acessível, para pautar ações em prol da melhor prestação jurisdicional. “Não se pode gerir o que não se pode medir. Com essa máxima, trabalhamos com sistema de Business Intelligence (BI), para fornecer um diagnóstico completo, em vários âmbitos, numa ferramenta de apoio à decisão”, sintetizou.

Diferentemente das compilações em tabelas, a ferramenta desenvolvida pela SGE é dinâmica e, com apenas alguns cliques, é possível comparar dados de comarcas, selecionar natureza processual, tempo de estagnação de processo – tudo com gráficos atrativos, que possibilitam entendimento mesmo por pessoas que não são de área relacionada à estatística. “A intenção é oferecer respaldo a magistrados e a coordenadores dos núcleos do Programa Acelerar, com gráficos que facilitam o entendimento e geram conhecimento”, explicou Scartezini.

“Esse caminho é o futuro necessário”, resumiu a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, que disse estar “impactada e extremamente surpresa” com a clareza da disposição dos dados. A expectativa é que, em breve, a ferramenta seja instalada, de forma remota, nos computadores dos servidores e magistrados que atuam no Programa Acelerar. (Texto: Lilian Cury/Foto: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: