A apresentação de um vídeo informativo sobre o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e vírus Zica foi apresentando neste primeiro dia de trabalho do Programa Acelerar - Núcleo Previdenciário na comarca de Jussara. Conforme explicou o diretor do Foro local, juiz Joviano Carneiro Neto, a iniciativa se deu em razão do número de pessoas que passarão pelo fórum nos três dias do movimento, vez que o vídeo é também um canal de educação sobre a prevenção e combate ao mosquito. Segundo ele, proporcionalmente, Jussara é o município campeão de casos de dengue no Estado de Goiás.

O vídeo é uma produção da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás e explica, inicialmente, os cuidados para a prevenção da proliferação do mosquito aedes aegypti. Num segundo momento, o epidemiologista José Cerbino Neto fala sobre as doenças causadas por ele. A apresentação do vídeo ficou por conta da Secretaria de Saúde do Município de Jussara, que o está levando a toda comunidade da região.

A coordenadora-geral do Programa Acelerar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Sandra Regina Teodoro Reis (na foto, de vermelho), que esteve presente na abertura dos trabalhos na comarca, elogiou a postura do magistrado, afirmando que todos têm de unir esforços para combater o aedes aegypti. A exemplo de outras edições, a desembargadora vistou todas as bancas de audiências e acenou positivamente a um grupo de advogados, liderado pela Subseção da OAB de Jussara, de mais uma edição do Programa Acelerar-Núcleo Previdenciário em Jussara, ainda neste ano.

Para o advogado Nílson Gomes, essa disposição de um novo mutirão na comarca mostra a sensibilidade da Justiça goiana com seus jurisdicionados. “Esse programa é excelente e, como somos de uma região de produção agrícola, é importante que ele venha mais vezes para levar à Justiça a quem tem direito”.

Sobre esta 3ª edição do programa na comarca, o juiz Joviano Carneiro disse que vai trazer, mais uma vez, celeridade e efetividade aos processos de natureza previdenciária, tendo em vista que a cada ano a entrada de feitos desta natureza tem tido considerável aumento. “Este fato se deve, cada vez mais, aos advogados que estão se especializando nesta área e a própria realização destes mutirões tem feito com que as partes procurem mais seus direitos”, afirmou o magistrado.
Joviano (foto à esquerda) ressaltou que a união de esforços entre os magistrados que contribuem com o programa, dão à oportunidade de uma tutela jurisdicional de forma mais rápida aos jurisdicionados. Sobre o Programa Acelerar-Núcleo Previdenciário, disse que o vê “como um projeto de muita validade, de eficácia e de vanguarda, tendo em vista o grande número de audiências e atos judiciais feitos nos mutirões, o que, numa pauta ordinária da comarca, levaria um tempo muito grande para ser executado”.

Quanto aos juízes que atuam no programa, Joviano observou que são “juízes que trabalham voluntariamente e compromissados em sempre oferecer e prestar a tutela jurisdicional de forma célere e eficaz”.
Estão atuando no evento, que terá prosseguimento até quarta-feira (17), os juízes Flávio Fiorentino de Oliveira (1ª Vara Criminal de Itumbiara), Gabriela Maria de Oliveira Franco (Caiapônia), Roberta Volp Gonçalves (Rubiataba) e Sílvio Jacinto Pereira, 1ª Vara de Itumbiara (Cível e da Infância e da Juventude), além dos juízes da comarca, Volnei Silva Fraissat (Vara Judicial) e Joviano Carneiro.

Foram agendadas 363 audiências para os três dias do movimento, sendo 127 para esta segunda-feira (15) e as demais, 113 e 123, para terça (16) e quarta-feira (17). Os trabalhos estão sendo realizados na fórum da comarca, localizado na Rua Rebolças, Setor São Francisco, das 8 horas às 18 horas.

A Secretaria de Saúde de Jussara está dando apoio também ao movimento com a presença de duas enfermeiras para aferição de pressão. (Texto:Lílian de França/Fotos:Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: