19 06 18 - Programa Formação de Formadores - Otmar de Oliveira - Ag  F5 110Com a proposta de desenvolver as competências de juízes e desembargadores para a docência, em especial no contexto da magistratura, dez magistrados goianos participaram, nesta terça-feira (19), em Cuiabá (MT), do primeiro módulo do curso Formação de Formadores. O curso é voltado a magistrados da região Centro-Oeste, e a capacitação – dividida em duas turmas – teve início na manhã ontem e prossegue até quinta-feira (21).

Além do juiz auxiliar da Presidência do TJGO e vice-diretor da EJUG, Clauber Costa Abreu, participaram também Sirlei Martins da Costa, juíza auxiliar da CGJGO; Carlos Magno Rocha; Gustavo Dalul Faria; Antônio César Meneses; Fernando Oliveira Samuel; Wild Ogawa; Reinaldo Alves Ferreira; Decildo Ferreira Lopes; Marianna de Queiroz Gomes; e a coordenadora pedagógica da EJUG, Flávia Osório.

Segundo o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eládio Luiz da Silva Lecey, em 2017, a instituição passou a adotar uma política de maior aproximação com as escolas regionais e estaduais. “Nossa expectativa é que os formadores possam aprender aspectos pedagógicos e metodologias ativas em que o aluno hoje seja um protagonista da aula e não aquele que fica apenas ouvindo palestras. Vamos envolver os juízes, nossos alunos aqui, de maneira que eles possam realmente desenvolver suas competências aplicadas para a prática, pois nossos cursos são profissionalizantes”, salientou.

O curso de Formação de Formadores possui 80 horas/aula, divididas em três módulos. O primeiro computa 24 horas de aulas presenciais, seguido por curso de 40 horas na modalidade ensino a distância. A última etapa possui 16 horas/aula e é feita presencialmente em Brasília (DF). “Esse módulo 1 tem o objetivo de motivação, de mostrar que há uma orientação pedagógica de base no trabalho de formação das escolas da magistratura. Trabalhamos a vivência de conceitos básicos, a relação de ensino-aprendizagem, o ensino para o desenvolvimento de competências, questões relacionadas à avaliação, metodologia de ensino, planejamento de ensino, organização da aula... São três dias muito intensos, onde a gente passeia por essa primeira compreensão dos aspectos pedagógicos e da proposta educativa da magistratura”, salientou Maria Eveline.

Em entrevista ao site do TJMT, o juiz de Goiás Antônio Cézar Pereira Menezes afirmou que busca se aprimorar na função de professor. “A expectativa é de aprimoramento em como preparar aulas, especialmente nessa área de formação de magistrados, que, queira ou não, é uma especificidade nova para nós que estamos acostumados a dar aulas em faculdades para formação de profissionais do Direito em geral. A expectativa é nos aprimorarmos para a cada dia conseguirmos auxiliar o aluno-juiz nessa formação, para que ele possa melhor exercer a atividade jurisdicional”, observou.

Reunião

Na segunda-feira (18), o  juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás e vice-diretor da Escola Judicial de Goiás (EJUG), Clauber Costa Abreu, participou de uma reunião sobre a formação de magistrados no Poder Judiciário. A reunião foi promovida por representantes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a Escola da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT).

Desembargadores e juízes discutiram assuntos como curso para vitaliciamento e promoção de juízes, liberação para participação de cursos e identificação de problemas da atividade judicante para subsidiar o planejamento de cursos. Na reunião também foram apresentados projetos da Enfam que já estão em andamento e recebidas sugestões de melhorias para os atos normativos expedidos pela Escola. (Centro de Comunicação Social do TJGO, com informações do site do TJMT)

  •    

    Ouvir notícia: