12754807 1070131799676500 1395681077 oA Secretaria Interprofissional Forense ministrou, no sábado (13), o 1º módulo do curso de Preparação Psicossocial e Jurídico de Adotantes, no Fórum da comarca de Águas Lindas de Goiás.

 

 

No total, 19 pessoas, entres elas casais, homens e mulheres, participaram do módulo ministrado pela psicóloga Ana Paula Xavier e pela pedagoga Cyntia Bernardes, integrantes da Secretaria Interprofissional Forense. “Muitos participantes já adotaram e estão fazendo o curso para regulamentar a filiação. Tivemos várias dinâmicas para refletir sobre o que leva a pessoa a adotar. As pessoas que já adotaram compartilharam a experiência e os motivos que os levaram a adotar. O curso tem o objetivo de estimular a reflexão dos pretendentes, buscar o esclarecimento e promover a discussão entre eles e com a família sobre o que é adoção”, pontua a psicóloga Ana Paula Xavier.

O diretor da comarca, juiz Felipe Levi Jales Soares ressalta que a realidade em Águas Lindas de Goiás está mudando para melhor. “Estamos dando subsídios para que as pessoas que querem adotar, bem como explanações sobre consequências, benefícios e regras jurídicas do procedimento da adoção. A Secretaria Interprofissional Forense é de extrema importância, tendo em vista que o assistente social, o psicólogo e o pedagogo trabalham de forma preventiva na questão da Infância e Juventude em geral e não só na adoção. O Estado precisa aprender que é melhor investir nesses profissionais do que na repressão”, ressalta o magistrado.

Debates, dinâmicas de grupo, vídeos, palestras e oficinas de reflexão sobre a maternidade e a paternidade farão parte do cronograma do curso. O preparatório teve o apoio técnico da equipe interprofissional do Juizado da Infância e Juventude da comarca de Goiânia e faz parte das exigências legais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no processo de habilitação para a adoção. (Texto: Jéssica Fernandes – da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)

  •    

    Ouvir notícia: