Um estudo realizado pelo servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Samuel Sabino Caetano, lotado no Controle Interno, foi publicado nos Estados Unidos pelo Journal of Software & Systems Development.

Desenvolvido juntamente com os coordenadores Deller James Ferreira e Celso Gonçalves Camilo Júnior, da Universidade Federal de Goiás (UFG), trata-se de inteligência artificial para selecionar a melhor equipe de auditores para realizar auditorias. O algorítimo multiobjetivo se vale de perspectivas de competências indispensáveis, dependências entre essas competências e o limite do orçamento da auditoria.

Foi feito um estudo de caso onde o problema da alocação foi avaliado sob o prisma de análise combinatória. Segundo Samuel Sabino, comparados com métodos aleatórios de seleção, são bons os resultados da seleção por inteligência artificial.

“É muito significativo, pois representa que o trabalho desenvolvido aqui no TJGO é reconhecido mundialmente. Um servidor daqui, encontrou uma solução para um problema que nós vivenciamos no nosso dia-a-dia e que poderá ser usado oficialmente pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH)”, disse Samuel.

Samuel Sabino é servidor de carreira do TJGO e possui formação na área de tecnologia da informação (TI), com especialização em Governança. Possui certificação em ITIL e ISO 20000 e é mestrando em Ciência da Computação pela UFG. Trabalha há 4 anos na Controladoria Interna, onde atua na Divisão de Auditoria de Gestão e Operacional. (Texto: Aline Leonardo / Foto: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)  

  •    

    Ouvir notícia: