Na terça-feira (29), será realizado o II Fórum de Integração das Instituições de Apoio da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepema) da Comarca de Goiânia. O evento será no auditório do Fórum Feneleon Teodoro Reis (Fórum Criminal), das 13 às 18 horas. 

O objetivo do encontro é estreitar a relação da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepema) com as instituições públicas e filantrópicas que são beneficiadas com as penas alternativas. De acordo com o juiz da Vepema, Wilson da Silva Dias, a principal pena alternativa – e mais aplicada – é a de prestação de serviços, quando o condenado trabalha gratuitamente para uma das instituições.

Ele ressaltou que essas instituições recebem também recursos de outro tipo de pena, a pecuniária, que consiste no pagamento de uma quantia em dinheiro pelo condenado que é repassado a elas. Segundo Wilson Dias estas entidades são de grande importância, pois "atuam no processo de reeducação social de crimes de pequena e média gravidade", frisou.

O magistrado destacou que, deste modo, essa rede contribui para o processo de execução de penas mais brando que o sistema prisional. A expectativa é de que participem cerca de 200 representantes de creches, asilos, igrejas, hospitais e órgãos públicos. Wilson Dias concluiu que o fórum será um espaço de diálogo e trocas de experiências entre o Estado e a Sociedade Civil de modo que fortaleça o papel social na execução destas medidas. Confira aqui a programação. (Texto: Brunna Ferro - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: