O juiz Decildo Ferreira Lopes, da 1ª Vara Cível, de Família, Sucessões e da Infância e Juventude da comarca de Goianésia, ofereceu ações em prol da mulher na 15ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, no fórum da cidade. O intuito do projeto é promover a conscientização acerca da importância do combate à violência contra a mulher, proporcionando uma prestação jurisdicional que possa ir além de decisões judiciais.

As ações aconteceram no ambiente externo do fórum, no setor de espera. O local foi organizado especialmente para receber as mulheres, que são acolhidas por alguém da equipe. Em 2019, além das boas vindas, uma rosa e uma lembrancinha foram entregas para elas. Em seguida, antes de entrarem para a audiência, elas passaram por uma conversa com psicólogas, voluntárias e parceiras do projeto.


“A ideia é oferecer um atendimento acolhedor, explicando e tranquilizando as vítimas quanto ao processo judicial”, conta o juiz Decildo Lopes. E, também, foi colocado à disposição das mulheres, os serviços da rede de proteção, caso em que for identificada alguma vulnerabilidade. Na mesma ocasião, as participantes foram informadas sobre a possibilidade de fazerem parte dos círculos restaurativos destinados especialmente às pessoas na situação de vulnerabilidade.


O projeto consiste em realizar ações para melhorar a experiência das pessoas com a justiça criminal, como forma de recuperar a satisfação e confiança dos jurisdicionados. “Por isso que, desde o ano de 2018, a comarca não realiza audiência que envolva violências domésticas na pauta normal”, informa o juiz, que ainda destaca: “Designamos semanas específicas para essas audiências de modo a oferecer um atendimento diferenciado para as vítimas”.


Além disso, na sexta-feira (29), foi realizada uma ação social em um bairro carente do município de Goianésia. Diversos profissionais e parceiros do programa prestaram atendimentos à comunidade, tais como: médico, dentista, nutricionista, cabeleireiro. Um bazar também foi promovido pelo grupo, que, com as roupas e o dinheiro arrecadados, puderam realizar a doação de roupas e entrega de cestas básicas. (Texto: Thielly Bueno - estagiária do Centro de Comunicação Social)

  •    

    Ouvir notícia: