Conforme informado pela Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), no dia 24 de maio (próxima segunda-feira), Dia da Padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora, é considerado feriado em todo o Poder Judiciário goiano- segundo o art. 155 do Regimento Interno do TJGO. Dessa forma, não haverá expediente forense no dia 24 de maio nas 127 comarcas goianas e demais unidades da Justiça do segundo grau, sendo o atendimento realizado pelo sistema de plantão como acontece em todos os feriados, finais de semana e à noite.

Plantonistas no TJGO

No Tribunal de Justiça, os trabalhos desta semana que tiveram início na segunda-feira (17) e encerramento no dia 24, estão a cargo do juiz substituto em segundo grau Adegmar José Ferreira e da desembargadora Carmecy Rosa Maria Alves de Oliveira. Ela é a responsável pelos feitos de competência do Órgão Especial. Na equipe de apoio, a secretária Vitória Fernandes Dias da Silva e os oficiais de justiça Ricardo Monteiro Loureiro e Carolina Brun de Oliveira Pimenta.

Na última semana de maio, de 24 a 31, o plantão do TJGO terá na coordenação o juiz substituto em segundo grau Aureliano Albuquerque Amorim. Por sua vez, o desembargador Anderson Máximo de Holanda, integrante da 3ª Câmara Cível e 1ª Seção Cível, assumirá as demandas relativas ao Órgão Especial. Os magistrados contarão com o auxílio dos servidores Diego de Oliveira Santos (secretário), e Osmar Pedro de Oliveira e Mariana Castelo Branco Rabelo (oficiais de justiça).

Informações pelos telefones (62) 99254-7706 e (62) 99105-8014. Os grupos contam, ainda, com a participação de plantonista da Unidade de Atendimento aos Usuários de Sistema – CTIS. Informações pelos telefones (62) 99254-7706 e (62) 99105-8014.
 

Plantonistas na comarca de Goiânia (plantão semanal)

Na comarca de Goiânia, o plantão semanal que também começou na segunda-feira (17) e que terá prosseguimento até terça-feira (25), está sendo coordenado pelo juiz Fernando Moreira Gonçalves, do 8º Juizado Especial Cível. Também foram convocados para os trabalhos os oficias de justiça Henrique Jorge Dias e Jesse James Branquinho. Respondem pela Coordenadoria do Plantão os servidores Fernanda Pereira Bueno (das 19h01 às 4 horas) e Rodolfo Augusto Chaveiro Silva (das 4h01 às 11h59).

Telefones para contatos: plantão (62) 3236-5330 – ramais 1112/113 e 9213-9841; oficiais de justiça (62) 9 9296-7600 e (62) 9 9266-9707.


Plantão de custódia em Goiânia

O juiz Fernando de Mello Xavier, titular da 2ª Vara de Sucessões, coordenará, de sábado (22) a segunda-feira (24), o plantão de custódia na comarca de Goiânia. No apoio, os oficiais de justiça Henrique Jorge Dias e Jesse James Branquinho.

Pela Coordenadoria do Plantão, foi designado o servidor Alexandre Garcia. Telefones para contatos: plantão 3236-5320 – ramais 1110/1111 e (62) 9 9285-8652; oficiais de justiça (62) 9 9296-7600 e (62) 9 9266-9707.


Regimento Interno do TJGO

O art.155, do Regimento Interno do TJGO, dispõe que “são feriados para efeitos forenses, os domingos, o dia em que se realizarem eleições, data fixada pela Constituição do Brasil, segunda e terça-feira de Carnaval, os dias da Semana Santa, o dia de Corpus Christi, o dia 1º de janeiro (Ano Novo), o dia 21 de abril (Tiradentes), o dia 1º de maio (Trabalho), o dia 24 de maio (Padroeira de Goiânia), o dia 7 de setembro (Dia da Independência), o dia 2 de novembro (Finados), o dia 15 de novembro (Proclamação da República), o dia 8 de dezembro (Dia da Justiça), o dia 25 de dezembro (Natal) e os dias em que o presidente do TJGO determinar o fechamento do Tribunal e dos fóruns”.


Padroeira da capital

Nossa Senhora Auxiliadora foi escolhida como padroeira da cidade de Goiânia pelo fato da primeira igreja católica na nova capital, hoje conhecida como Catedral Metropolitana, ter sido dedicada à Maria, mãe de Deus, sob esse título em 24 de dezembro de 1937, pelo então arcebispo Dom Emanuel Gomes de Oliveira.

Registros mostram que a missa realizada à sombra de uma árvore do cerrado, local que posteriormente abrigaria a Catedral de Goiânia, tinha um altar rústico improvisado com um quadro de Nossa Senhora Auxiliadora. Dona Gercina Borges, esposa do então interventor de Goiás e idealizador da nova capital goiana, Pedro Ludovico Teixeira, tinha como intenção colocar Goiânia sob a proteção da Virgem Auxiliadora, da qual ela era devota.

Conforme o site www.catedral.org.br/institucional/padroeira, a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora que hoje está na Catedral Metropolita de Goiânia, pertencia à Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro do Bom Retiro, na capital paulista. Em 1942, o arcebispo Dom Emanuel pediu ao pároco do Bom Retiro que emprestasse aquela imagem para as comemorações do Batismo Cultural da nova capital goiana, realizado naquele ano e que representou um marco na história da cidade.

A imagem foi colocada no altar preparado na Praça Cívica, onde foi celebrada a missa de inauguração oficial do Batismo Cultural, em 5 de julho de 1942. Depois das festividades, a imagem não voltou à sua igreja de origem, sendo entronizada na catedral.Na época, um amigo do arcebispo Dom Emanuel, morador de São Paulo, mandou esculpir uma belíssima cópia da Virgem Auxiliadora para a matriz do Bom Retiro. (Texto: Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: