A Diretoria de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) apresenta o Relatório Anual de Atividades referente ao ano de 2020, com objetivo de prestar contas das ações realizadas no ano passado, demonstrar o nível de desempenho em relação ao planejamento, as consultas e os principais resultados das avaliações realizadas. O documento foi aprovado pelo Órgão Especial, em sessão presidida pelo chefe do Poder Judiciário, desembargador Carlos Alberto França, e está disponível no link.

Ineditismo

Este é o primeiro relatório do tipo feito pelo TJGO – com o advento das Resoluções 308 e 309 do Conselho Nacional de Justiça, ambos de 2020, foi inaugurado um novo cenário para as unidades de controle interno de cada um dos Tribunais do país. As referidas normativas do CNJ buscam uma reorganização das atividades de auditoria interna do Poder Judiciário, focada na uniformização dos procedimentos, no combate à atividade de cogestão, na relevância do papel da auditoria para a governança da organização e, em última análise, no compromisso em dar efetividade aos artigos 70 e 74 da Constituição Federal.

Dessa forma, o Órgão Especial do TJGO aprovou a Resolução nº 133, de 11 de novembro de 2020, que, entre outras providências, determinou à Diretoria de Auditoria Interna o encaminhamento do Relatório Anual de Atividades até o fim do mês de julho de cada ano. No documento, a pasta responsável fez um recorte temporal, compreendendo em seu rol de informações todos os relatórios conclusivos/finais de auditorias apresentados à Presidência no ano passado, ainda que tais auditorias tivessem se iniciado no exercício anterior. Tal medida teve por norte apresentar uma visão mais aprofundada sobre as atividades de controle exercidas em tal período. (Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: