O presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, participou, nesta terça-feira (4), do lançamento do livro póstumo de Domingos Félix de Sousa, “Contos e Outros Escritos”, na sede da Academia Goiana de Letras (AGL). A obra foi organizada pela filha de Domingos, Maria Lúcia Félix Bufáiçal, que também é escritora.

Luiz Cláudio Veiga Braga fez parte da mesa diretiva do lançamento da obra, também composta pelo presidente da AGL, escritor Ubirajara Gali, por Maria Lúcia Félix, pelo assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente, que falou em nome dos escritores presentes, dentre outros.



Contos e Outros Escritos, da Editora UFG, é uma coletânea de contos que Domingos Félix escreveu em diferentes fases da sua vida. Conforme a organizadora da publicação, Maria Lúcia Félix, são textos inéditos do autor, divididos em 245 páginas.
 

Domingos Félix de Sousa

De uma família de intelectuais, como seu irmão Afonso Félix de Sousa, Domingos também era irmão do desembargador Manoel Amorim Félix de Sousa, que presidiu o TJGO em 1968 e integrou a primeira turma de bacharéis de Direito formada em Goiânia. Antes de se tornar desembargador, Manoel Amorim atuou como juiz substituto nas comarcas de Anápolis, Corumbaíba, Goiás e Goiânia.

Natural de Jaraguá (GO), Domingos Félix de Sousa (1923-2012) foi advogado, professor do curso de Direito, jornalista, escritor e um importante incentivador das artes e da literatura em Goiás. Segundo o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Carlos Nejar, o livro Contos e Outros Escritos retira do injusto esquecimento o nome de Domingos Félix de Sousa, verdadeiro maquinista dos sonhos. Ainda conforme Nejar, sobre Domingos Félix: “Sempre articulado, eloquente nas discussões, leitor inveterado, agudo e profundamente simples. Criou seu mundo próprio, com peculiar sotaque, na poesia e na ficção, com a verve de cronista do quotidiano”. (Texto: Bruno Rocha/ Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: