O Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF-GO) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) participou, nesta sexta-feira (22), do Dia D de Saúde Mental no Presídio Especial de Planaltina de Goiás, uma iniciativa em parceria com a Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) e a Prefeitura local. A ação teve o objetivo de identificar possíveis transtornos mentais entre os cerca de 170 reeducandos da unidade, bem como disponibilizar o atendimento adequado.

Para o coordenador estadual do GMF,  juiz Fernando de Oliveira Samuel, o Dia D de Saúde Mental revela a preocupação do grupo e da DGPP com a assistência à pessoa presa.  "Ante às reclamações de presos e de seus familiares, foi necessária essa mobilização para que todos os reeducandos que manifestarem interesse, pudessem ser atendidos por psicólogo e/ou psiquiatra. É mais um esforço voltado à prevenir intercorrências dentro do estabelecimento penal e preparar a pessoa para o retorno ao convívio social", pontua o magistrado

O diretor do Presídio Especial de Planaltina, Denis de Abreu, afirma que as vistorias realizadas pelo GMF-GO contribuíram para a iniciativa na unidade. "O Judiciário é um grande parceiro da execução penal no sentido de que ele tem um olhar externo. Então, essa demanda foi identificada nos relatórios do GMF, e a Diretoria-Geral de Polícia Penal, por meio da Gerência de Saúde, vem realizando esses mutirões, com a atuação de profissionais qualificados”, observa. Conforme ele, a ação ajuda no processo de reintegração do preso à sociedade e na diminuição de conflitos dentro das unidades.


O gerente de assistência psicossocial da DGPP, Sandro de Souza e Silva, ressalta que após a pandemia da Covid-19 aumentou o adoecimento mental dentro dos presídios e houve a necessidade de uma atenção especial aos reeducandos. “O Núcleo de Saúde Mental da DGPP tem feito esse rastreamento para identificar qualquer transtorno mental entre os apenados e, dessa maneira, fazer o encaminhamento necessário. E o Poder Judiciário tem nos apoiado nos trabalhos de assistência à saúde”, enfatiza.


O Dia D da Saúde Mental contou com a participação de psicólogos do município, dos servidores da Polícia Penal e do secretário do GMF, João Pedro de Oliveira Cardoso.

 

(Texto: Karinthia Wanderley - fotos: Agno Santos - Centro de Comunicação Social)

 

  •    

    Ouvir notícia: