Integrantes da Coordenadoria Estadual de Audiências de Custódia e membros do Poder Executivo goiano se reuniram nesta quarta-feira (10), no auditório do Fórum Cível, com o objetivo de estabelecer parceria para o atendimento a pessoa custodiada. O encontro foi aberto pela juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães, da 1ª Vara das Garantias e Coordenadora estadual de Audiências de Custódia. A reunião também contou com a participação da primeira-dama do Estado e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, e de representantes de diversos órgãos do Estado.

 

Na abertura do encontro, a  juíza Ana Cláudia Veloso, (foto acima) destacou a importância do diálogo entre os Poderes Judiciário e Executivo na implementação de políticas públicas que tragam melhorias para toda a sociedade. A magistrada fez um breve histórico da Coordenadoria Estadual de Audiências de Custódia, bem como o trabalho desenvolvido quanto ao atendimento a Pessoa Custodiada (APEC) e as providências adotadas para inserção de vulneráveis em redes de apoio.

Na oportunidade, Ana Cláudia Veloso destacou a importância de se firmar um Termo de Cooperação Técnica com o Executivo, visando buscar os meios sociais para atender as pessoas em vulnerabilidade social. “Cada vez que um custodiado ganha liberdade, volta com as mesmas atuações criminais. É necessário a implementação de políticas públicas, visando ajudar e fortalecer o trabalho entre o Poder Judiciário, Forças de Segurança, órgãos sociais do Estado para atender o clamor da sociedade com a implementação de um sistema de justiça de qualidade”, pontuou.

A primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado (foto abaixo), também reforçou a importância da parceria, quando se trata de causas sociais e pontuou que “o custodiado quando recebe o benefício da liberdade, a sua reintegração no meio social, necessita do apoio de todos os órgãos para que não volte a delinquir”, afirmou.


Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar informações sobre programas e benefícios oferecidos pelos órgãos presentes, que possam beneficiar as pessoas que passam pela audiência de custódia e recebem liberdade, de modo a diminuir a reincidência e possibilitar a reinserção familiar e social dos mesmos.

Na ocasião, também foi apresentado o planejamento estratégico de ações conjuntas para o atendimento das demandas apresentadas, com o objetivo de firmarem um Termo de Cooperação Técnica com o Poder Judiciário, visando atender as demandas da Coordenadoria Estadual de Custódia.



Presenças

Também participaram da reunião, a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado; a diretora de Promoção Social da OVG, Jeane Abdala; o secretário de Desenvolvimento Social (SEDS), Wellington Matos;  a gerente de Gestão do SUAS/SEDS, Magna Regina; assessor juridico da SEDS, Sônis Henrique; a chefe do Escritório de Projetos Setorial da Secretaria da Retomada, Suellen Mara de Lima Couto;  o subdefensor Público-Geral para Assuntos Institucionais, Allan Montoni Joos;  o coordenador do Núcleo de Defensores Criminais, Rafael Brasil; a diretora-geral da Divisão Interprofissional Forense da Corregedoria-Geral de Justiça, Maria Nilva Fernandes da Silva Moreira; a advogada da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Kamilla Rosa; a gerente do Serviço de Acolhimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Ludmilla Lopes;  a advogada da Agehab, Sueide Lemes; o delegado Pedro Garcia Caires;  a assistente administrativa da Coordenadoria de Custódia, Cynthya Souza Luz;  a psicóloga da APEC, Maynne Rosa; e a assistente social da APEC, Nádia Ferreira. (Texto: Karinthia Wanderley/ foto: Lara Guimarães- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: