fotos - myrelliFoi realizado, na última sexta-feira (20), em Jataí, o segundo encontro do Circuito de Atualização dos Gabinetes Cíveis do 1º Grau sobre as principais inovações trazidas pelo novo Código de Processo Civil (CPC). A iniciativa encerra o projeto piloto promovido pela Escola Judicial de Goiás (EJUG) e idealizado pelo juiz Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro, diretor do Foro de Jataí, e pelos servidores da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Felipe Aires Gonçalves Vieira (assessor correicional) e Guilherme da Paixão Costa Ferreira (Grupo de Sentença), além de Frederico Augusto de Souza Borges (assessor jurídico do gabinete do desembargador Fausto Moreira Diniz). 

 Neste último encontro, as inovações ocorridas com a vigência do novo CPC também foram explanadas e transmitidas on-line pelo juiz substituto em segundo grau Marcus da Costa Ferreira, que atuou como vice-diretor da EJUG no biênio 2015/2016. Em suas considerações, o magistrado destacou a importância de ações efetivas de estudo sistemático, como do referido projeto, para a prática das atividades judicantes dos gabinetes. “Semelhante ao amor, o conhecimento deve ser algo que necessita ser multiplicado", ponderou.

IMG-20171020-WA0023Na sequência, os servidores Felipe Aires, Guilherme da Paixão e Frederico Augusto expuseram o fluxograma do procedimento comum, apresentando, assim, o caminho mapeado do processo nos gabinetes cíveis e enfatizando as principais inovações trazidas no procedimento, com a priorização do diálogo entre servidores e auxiliares que lidam diariamente com a matéria. Uma aula expositiva da prática de sentenciamento apresentada pelo juiz Thiago Castelliano finalizou o encontro. “Todos os elementos que compõem o ato, desde a escrita à sua composição técnica, foram apontados”, ponutou.

O curso contou com a ampla participação de todos os servidores e estagiários lotados nos gabinetes cíveis das comarcas de Jataí e Mineiros. “Esse projeto foi elaborado com a intenção de promover um momento de interação, aperfeiçoamento e atualização dos servidores que atuam na lida dos processos cíveis em primeiro grau. A ação é uma resposta à grande demanda atual na busca de capacitação destes servidores e de um tempo para troca de experiências práticas, uma vez que os servidores envolvidos serão multiplicadores de conhecimento e de novas técnicas de atuação com a dinamização dos conhecimentos debatidos”, acentuou o servidor Felipe Aires.

O circuito de atualizações do 1º grau abrangeu a 1ª Subregião da 5ª Região composta pelas comarcas de Mineiros e Serranópolis, além de Jataí. O curso foi oferecido aos servidores gratuitamente em duas etapas, no período vespertino, das 14 às 18 horas. Para sua realização foi constatada a necessidade de desenvolver o conhecimento e habilidades de magistrados e servidores, investindo, assim, em uma constante atualização, conforme prevê o Plano da EJUG através da Meta 6. (Texto: Myrelle Motta – assessora de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Fotos cedidas pelo servidor Felipe Aires)

  •    

    Ouvir notícia: