Por 22 votos a 4, o Plenário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) elegeu o desembargador Geraldo Gonçalves da Costa para integrar a Corte Especial, composta por 17 dos 36 desembargadores pertencentes ao colegiado. A escolha foi realizada no início da tarde desta quarta-feira (26), em sessão extraordinária, presidida pelo desembargador Leobino Valente Chaves.

 

 

Geraldo Gonçalves foi eleito para a vaga do desembargador Paulo Teles, que se aposentou voluntariamente neste mês. Ao agradecer o voto de confiança depositado pelos colegas, o novo integrante da Corte Especial afirmou que fará jus à sua nova missão. Em seguida, participou da primeira sessão como membro do colegiado.

Currículo

Natural de Piracanjuba, Geraldo Gonçalves é formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde foi professor de Direito Processual Civil. Com diversas especializações e vasta experiência profissional, o novo membro da Corte Especial também ministrou o curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e é pós-graduado em Direito Processual Civil e Processual Penal pela mesma faculdade.

Em 1997, especializou-se em Direito Civil e Processo Civil na Universidade Urbaniana de Roma, na Itália. Mestre em Direito pela UFG, Geraldo Gonçalves foi também coordenador e professor do curso de especialização em Direito Processual Civil da PUC-GO. Ex-conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás (OAB-GO) por 10 anos, também fundou e dirigiu a Escola Superior de Advocacia de Goiás, além de membro efetivo do Instituto dos Advogados de Goiás e sócio dos Institutos dos Advogados Brasileiros e de Direito Processual.

Obras

Entre outras atribuições, antes de se tornar desembargador do TJGO, Geraldo Gonçalves foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e procurador-geral de Goiás. É membro das Academias Goiana de Letras e de Direito, além de presidir o Tribunal de Justiça Maçônico do Grande Oriente de Goiás. Autor de várias obras jurídicas, teve diversos artigos publicados em revistas e jornais da de circulação nacional e foi conferencista em seminários, simpósios e encontros nacionais de Direito Processual Civil e Direito Imobiliário.

Geraldo Gonçalves já foi agraciado com as comendas de Medalha do Mérito Anhanguera, no grau de Grande Oficial, outorgada pelo Governo de Goiás; do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, conferido pela Assembléia Legislativa de Goiás; e do Mérito Judiciário Maçônico, pelo Tribunal de Justiça Maçônico. (Texto: Arianne Lopes - Foto: Hernany César/Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: