Os ofícios enviados a instituições bancárias pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) agora têm assinatura eletrônica com certificado digital. Desde a última semana, o novo procedimento passou a fazer parte da rotina das diretorias geral e financeira. Como principais benefícios estão a economia de tempo e dinheiro, evitando-se o deslocamento de pessoas, especialmente no atual momento de pandemia, assim como garantir agilidade e, principalmente, segurança contra falsificações.

O diretor financeiro do TJGO, Irismar Dantas de Souza, explica que, com o início do regime de teletrabalho, ele concentrava em sua residência os ofícios de pagamentos e de transferências bancárias. Após impressão e assinatura, se deslocava para colher a assinatura do diretor-geral, Rodrigo Leandro da Silva, e, por fim, tinha que se deslocar novamente para a entrega dos documentos nas agências bancárias – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú.

“Todo esse processo era repetido umas três vezes por semana, em média. Então, o diretor-geral solicitou para que pedíssemos às instituições bancárias a permissão para a assinatura com certificado digital. Com isso, o envio aos bancos, que antes estava levando até 24 horas, agora ocorre quase de imediato”, explica o diretor financeiro, reforçando a vantagem da segurança com a assinatura digital e encaminhamento pelo e-mail institucional. (Texto: Daniela Becker - Centro de Comunicação Social do TJGO).

 

Fale conosco sobre esta página