Dando cumprimento à Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (Resolução CNJ nº 291/2019), o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) tem priorizado o investimento em novas tecnologias a fim de aprimorar a segurança dos magistrados, servidores e demais usuários e cidadãos que transitam nas instalações da Justiça e nas áreas adjacentes.

Nesse sentido, o presidente do TJGO, desembargador Carlos Aberto França, assinou nesta quarta-feira (10), ordem de serviço para implantação do projeto de modernização do sistema de segurança, monitoramento e controle de acesso em 27 unidades judiciárias do Estado. Nesta fase, serão contempladas as comarcas de Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Anápolis 1º e 2º juizados, Aparecida de Goiânia (Fórum Central e Juizado Garavelo), Caldas Novas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Goiânia (6º Juizado Especial Cível - Jardim Novo Mundo, Auditoria Militar e Juizado da Infância e Juventude), Goianira, Guapó, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Nerópolis, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Valparaíso. As demais comarcas também contarão com sistema digital de monitoramento e estarão todas conectadas à central instalada no Tribunal de Justiça até o final do primeiro semestre.

O novo sistema será instalado no prazo de 90 dias, representando um investimento total de R$ 14.483.999,85. De acordo com o presidente do Tribunal, o aperfeiçoamento da segurança dos magistrados, servidores e jurisdicionados, será uma das prioridades da presente gestão. “Nosso objetivo é promover condições adequadas de segurança nos edifícios do Judiciário goiano, de modo a garantir aos magistrados, servidores e usuários da Justiça o pleno exercício de suas atribuições”.

Novas tecnologias e inteligência artificial
Dentre as novas tecnologias que serão implantadas, destaca-se a instalação de sistema digital de monitoramento de última geração (CFTV-IP), com reconhecimento facial e de placas veiculares; sistemas de controle de acesso, com cancelas automáticas retráteis; terminais de leitura biométrica e RFID para o controle dos estacionamentos, bem como catracas bidirecionais com leitura biométrica e de RFID para controle da entrada de servidores e visitantes às unidades do TJGO.

O Sistema de Videomonitoramento (VMS) será integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO), existente na sede do TJGO, sendo compatível e totalmente integrado ao software de monitoramento central (Genetec Security Center), ao software de controle de acesso (Genetec Synergis), ao software de reconhecimento facial (Herta Base) e ao software de reconhecimento de placas veiculares (Genetec AutoVu) existentes.

Ainda serão instalados alarmes, cerca concertina, pórtico detector de metais, equipamentos de Raios-X, bem como hardware e software com ferramentas de inteligência artificial, que permitirá a identificação de pessoas e veículos previamente cadastrados em sua base de dados e o rastreamento do deslocamento das pessoas e identificação de comportamentos de risco de modo automático pelo sistema.

A instalação dos equipamentos ficará a cargo das empresas Teltex Tecnologia S/A e Tecno-IT Tecnologia, Serviços e Comunicação LTDA. (Foto: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO).

  •    

    Ouvir notícia: