A comarca de Aparecida Goiânia cumpriu 100% da meta de correção das inconsistências relacionadas no Sistema Processual de Controle de Processos Físicos, denominado SPG (Sistema de Primeiro Grau), possibilitando a tramitação integral por meio eletrônico, é o que afirma a diretora do Foro local, juíza Karinne Thormin da Silva. Segundo ela, foram regularizados todos os 111 processos listados, e encaminhados os autos à Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Goiás, para monitoramento.

A magistrada explicou que, no decorrer do ano de 2021, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) conseguiu dar o suporte necessário a todas as unidades judiciárias para que digitalizassem o acervo de processos físicos, possibilitando a tramitação integral dos processos por meio eletrônico, um dos objetivos prioritários do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Conforme salientou, mesmo após todas as medidas tomadas para a digitalização dos feitos, ainda restaram 16.500 processos, constando no SPG e Sistema de Segundo Grau (SSG), dentre os quais os 111 de Aparecida de Goiânia.

Diante disso, segundo a juíza, o TJGO determinou a instauração de processos administrativos individualizados, por parte do Gabinete do Juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra, para que cada unidade judiciária, considerando os dados do SPG e o SSG, para fiscalização e acompanhamento da correção das inconsistências, assegurando a tramitação exclusiva por meio eletrônico.

Em Aparecida de Goiânia, as providências necessárias ficaram sob responsabilidade dos servidores Vitor Yoshimitsu Fakuda Ribas, escrivão da 1ª Vara Criminal, e Helton Machado Cunha, coordenador do Protocolo, com o apoio dos demais servidores da comarca, para o cumprimento da determinação. Conforme a juíza Karinne Thormin da Silva, os trabalhos na comarca tiveram “início em janeiro de 2022, com cumprimento parcial, tendo em em vista que restaram ainda 27 processos, os quais foram finalizados no dia 6 de abril de 2022”.

Para ela, “iniciativas como estas demonstram que o Poder Judiciário goiano está motivado e unido para solucionar os obstáculos que por vezes acabam impactando negativamente o seu desempenho em razão de dados que precisam ser corrigidos, como neste caso”.

Agradecimento

Ao manifestar agradecimento aos servidores da comarca de Aparecida de Goiânia pelo cumprimento da meta, a diretora do Foro local afirmou que é com grande satisfação e alegria que deixo aqui registrado os meus sinceros elogios ao desempenho do trabalho realizado por toda equipe. Parabéns a todos que integram a comarca de Aparecida de Goiânia, em especial aos servidores encarregados de escrivanias, bem como ao coordenador de Protocolo Judicial, pelo empenho e compromisso. Obrigada”. (Texto : Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

  •    

    Ouvir notícia: