Com o objetivo de prevenir e informar sobre formas de violências cometidas contra as mulheres, por meio da divulgação de material gráfico e mídias digitais, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) firmou, nesta terça-feira (12), parceria com a Associação de Bares e Restaurantes de Goiás (Abrasel-GO) e o Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares) para a implantação da campanha “A Penha vai valer”. O encontro foi realizado, no Aquarius do Setor Marista.

O projeto, que teve apoio do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, e da presidente da Coordenadoria da Mulher, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, pretende atingir o público que frequenta bares e restaurantes, assim como o serviço de delivery. A assistente Social da Coordenadoria da Mulher, Sherloma Scarlet Fonseca Aires, explicou que a campanha pretende atingir o maior número de proprietários e empresários para que possam abraçar o projeto. “A primeira etapa desta campanha terá duração de um ano e meio. Vamos com isso divulgar, por meio de material informativo, sobre os tipos e canais de violência contra a mulher”, afirmou.

Ressaltou que o projeto também tem como iniciativa distribuir material informativo para que, tanto clientes quanto colaboradoras dos bares, forem vítimas de violência doméstica denunciem. “Sabemos que um dos principais motivos da ausência das mulheres no ambiente de trabalho é ter sido vítima de violência doméstica. Acreditamos que a violência de gênero é um problema de saúde pública, econômico e social e que precisa ser enfrentado por todos os setores”, destacou.

Durante o evento, reforçou que a campanha consiste também no processo de capacitação de proprietários e colaboradores para se identificarem e oferecerem auxílio às mulheres dentro dos estabelecimentos. O presidente da Abrasel, Danilo Ramos (na foto abaixo), por sua vez, disse que a associação vai utilizar a estrutura para colaborar com a sociedade. “O bar e o restaurante é um ambiente onde as famílias frequentam. Se o local possui informação que possa encorajá-la a pedir ajuda em caso de violência, ótimo. Queremos dar voz às mulheres para que o agressor possa se conscientizar ou se sentir inibido e motivar as mulheres a denunciar”, observou.

Na ocasião, a equipe da Coordenadoria entregou o material gráfico da campanha para que os donos de bares e restaurantes afixem os cartazes, preferencialmente, nos banheiros, onde as mulheres têm tempo para anotar o número ou, em situações extremas, para tomar providências. Além disso, ficou acertado que os bares exibirão o clipe da música “A penha vai valer” nos telões dos estabelecimentos e entregarão os panfletos nos pedidos de entrega em domicílio. O kit conta com informações sobre a identificação das formas de violência contra mulheres por motivo de gênero; a Lei Maria da Penha e de importunação sexual; sensibilização sobre a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência; dinâmica das relações de familiaridade e intimidade; plano de segurança e telefones úteis dos serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência.

A música que será exibida em bares e restaurantes é da cantora e compositora Mara Cristina Ferreira. Segundo a servidora do TJGO, a intenção da melodia é estimular as mulheres vítimas de violência doméstica a denunciar qualquer tipo de agressão, seja ela física ou psicológica. O clipe pode ser visto no canal do Youtube da cantora e conta com a participação de mulheres fortes e inspiradoras. Entre elas estão a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis e a secretária municipal dos Direitos Humanos, Dra. Cristina Lopes Afonso, as quais dividem aparições no filme com anônimas, como uma policial que trabalha com uma ONG voltada para recuperação de agressores, mulheres negras e homossexuais. “Não fiz a música para punir os homens, mas sim os agressores, já que a violência contra as mulheres é inaceitável”, pontuou.

Participaram do encontro, o coordenador em Exercício da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJGO, juiz Vitor Umbelino Soares Júnior e dos servidores Sherloma Scarlet Fonseca Aires (na foto acima, à esquerda), Mara Cristina Ferreira (de laranja, na foto), Ana Caroline Cunha Borges e Daniela de Pádua Rezende (à direita). Galeria (Texto/fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: