O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga foi empossado nesta terça-feira (2), como sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). Além do magistrado, foram empossados também novos sócios titulares e correspondentes. A cerimônia, bastante prestigiada, contou com a participação do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Zacarias Neves Coelho, que na oportunidade representou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França. Luiz Cláudio Veiga Braga preside a Comissão de Segurança do TJGO, é vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) e membro da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO.

Após a abertura da solenidade, o presidente do IHGG, o promotor de justiça Jales Guedes Coelho Mendonça, deu boas vindas aos presentes e desejou êxito aos empossados. O empossando Thiago Vieira Machado prestou o juramento em nome de todos os outros empossados, e, em seguida, os novos sócios receberam a medalha e os diplomas.

O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, que falou em nome dos empossados, destacou a importância do momento. Ele ressaltou o papel da preservação da memória histórica e geográfica do Estado de Goiás pelo IHGG, “fazendo-o em estudos e compreensões dos seus fatos e do seu povo, em reverência ao passado, buscando a pesquisa científica, a identificação das manifestações culturais e de ciência sociais de Goiás, o registro do que decorreu em momento anterior ao presente, o aglomerado de significativos eventos dentro de certo espaço temporal”, citou.

Luiz Cláudio Veiga Braga reforçou o importante papel do IHGG e afirmou que os intelectuais que passaram pela entidade, desde sua fundação, foram comprometidos com a preservação da memória da sua terra e da sua gente. “A magnificência desta quase secular Casa não é fruto de convergência ocasional de uns poucos aventureiros, que, sob a invocação de intelectualidade, resolveram pela criação da confraria, mas decorrente da iniciativa de homens do calibre cultural de José Honorato da Silva e Souza", ressaltou, ao citar os nomes de outros membros que marcaram época no IHGG.

A expressão de respeitabilidade deste instituto pode ser medida pelos seus integrantes, de ontem e de hoje, homens e mulheres que concorreram e concorrem para a preservação da memória do Estado de Goiás, sempre à sua testa as mais destacadas personalidades do universo intelectual, bastando convocar à lembrança Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, Colemar Natal e Silva, Alfredo de Faria Castro, Zoroastro Artiaga, Gilberto Mendonça Teles, Basileu Toledo França, José Mendonça Teles, Aidenor Aires, Geraldo Coelho Vaz e, atualmente, Jales Guedes Coelho Mendonça, fiança de entidade cultural reverenciada e prestimosa", afirmou Luiz Cláudio em seu discurso.

Restauração do prédio histórico do IHGG

O presidente do IHGG, Jales Mendonça, lembrou que de 1932 até hoje são 90 anos de dedicação do IHGG a Goiás e ao Brasil. “Em celebração a esse significativo jubileu, inauguramos, em março passado, a restauração e reforma da Casa Rosada de Goiânia – primeira construção no Setor Sul , graças a uma parceria inovadora estabelecida com a cooperativa Sicoob, que subsidiou integralmente as referidas obras, orçadas em 2,5 milhões de reais. Eis o maior investimento privado em cultura do Estado”, informou o presidente do IHGG.

Ao finalizar, Jales Mendonça disse que os novos sócios titulares e correspondentes que ingressam hoje na instituição irão ajudar a impulsionar ainda mais o IHGG, transformando-o no melhor Instituto Histórico e Geográfico do País. “Como se vê, muitos desafios ainda merecem nosso intenso trabalho voluntário, que agora será fortalecido com o ingresso de 29 novos intelectuais”, disse.

Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário estadual de Cultura, Marcelo Carneiro, afirmou que hoje se inicia uma nova fase na "nossa Casa Rosada". “Essa instituição nos relembra nossa história e nossa identidade. A finalidade do local é ser guardiã da nossa memória. O que está acontecendo aqui, é a preservação da nossa história e, podem ter certeza, que as futuras gerações agradecerão aos senhores. A gente se sente presente aqui porque nesse local exala história, reflexões. Deixo aqui o meu agradecimento”, encerrou.

Também prestigiaram a solenidade, o juiz substituto em segundo grau Sival Guerra Pires; os juízes Abílio Wolney Aires Neto e Willian Costa Mello; presidente da Academia Goianiense de Letras, Aidenor Aires; os procuradores de Justiça José Eduardo Veiga Braga e Agnaldo Tocantins; a presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, Beth Fleury; o vice-presidente da OAB-GO, Thales Jayme;  o presidente da Sociedade Goiana de História da Agricultura, Nilson Jaime; diretor de Inovação e Relacionamento do Sicoob, Diogo Mafia; entre outras autoridades. Galeria de fotos (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: