Representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, o juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra, inaugurou nesta quinta-feira (11), o Posto Avançado do Poder Judiciário da cidade de Campinaçu, distrito judiciário pertencente à comarca de Minaçu, o primeiro posto avançado na região Norte do Estado.

Localizado no norte do Estado, o município fica a 60 quilômetros de Minaçu e tem quase quatro mil habitantes. “Às vezes é difícil para a população se deslocar até ao fórum da comarca para uma audiência ou até mesmo ter um atendimento, tirar uma dúvida. A realidade é que algumas pessoas não têm como se locomoverem até lá e precisam pagar ou irem de carona”, frisou o juiz auxiliar da Presidência. “Os serviços que serão prestados aqui serão os mesmos que têm no fórum de Minaçu. Espero que essa ferramenta seja um ganho para a população mais carente e que o Poder Judiciário esteja sempre presente, porque essa é a missão que o presidente Carlos França deu a todos nós, juízes, entregar uma prestação jurisdicional ágil e de qualidade e dar acesso para a população à Justiça”, ressaltou.



Reinaldo Dutra fez um registro especial, em nome do presidente do TJGO, à juíza Hanna Lídia Rodrigues Paz Cândido e ao juiz Eduardo Tavares, pela atuação dos dois na comarca. “Sabemos que vocês respondem por outras unidades, mas se dedicam também a essa comarca. Além disso, pra mim, é um momento pessoal importante, pois foi aqui que iniciei minha carreira. Aprendi muito com todos vocês: população e servidores”, lembrou.

O juiz que responde pelas varas de Fazendas Públicas e Cível da comarca de Minaçu, Eduardo Tavares dos Reis, que na solenidade representou a juíza e diretora do Foro local, Hanna Lídia Rodrigues Paz Cândido, falou sobre a importância dos postos avançados para o Estado. “Pode parecer uma sala pequena, mas tem uma grande importância para nós. Esse posto avançado é uma extensão do próprio Poder Judiciário. Aqui, a população vai poder vir, tirar dúvidas e participar de audiências. Estamos entregando hoje para a população uma porta do fórum”, destacou o magistrado ao ressaltar que “é um projeto dinâmico e revolucionário do nosso presidente, desembargador Carlos França, que facilita o acesso à Justiça”, salientou.



“O Poder Judiciário tem como missão diminuir os conflitos, por isso, a iniciativa do TJGO em trazer para cá esse posto avançado demonstra um Judiciário cada vez mais preocupado com a população e próximo do povo. A advocacia e o Poder Judiciário têm uma ótima relação, sempre com o objetivo de servir e entregar a melhor e mais rápida prestação jurisdicional”, afirmou a representante da OAB-GO, Shirley Alves de Araújo, que é presidente da subseção da OAB de Minaçu.

Na ocasião, o prefeito de Campinaçu, Douglas Adryel Ribeiro de Faria, observou que este é um dia especial para a cidade e agradeceu ao TJGO pela instalação do Posto Avançado. “O dia de hoje representa muito para nós. Sempre tivemos que nos deslocar para resolver nossas demandas processuais. A partir de agora, não será mais preciso. Isso traz facilidade e quem ganha  com isso é toda a comunidade de Campinaçu”, destacou.

O prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia, frisou a importância do Judiciário na região. “ O Judiciário, por meio do Posto Avançado aqui instalado, tem demonstrado sua força e responsabilidade com a população. Obrigado a vocês que fazem do Judiciário da nossa região mais forte”, afirmou.



O presidente da Câmara Municipal de Campinaçu, vereador Ercimar Augusto da Silva, relembrou que os poderes devem trabalhar unidos. “Quando os poderes se unem, quem ganha é a população. Esse é mais um benefício para nossos moradores”, finalizou.

Também participaram na solenidade o delegado de polícia, Jarder Bruno de Souza Vieira; comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Álvaro Dias Filho; comandante da Polícia Militar de Minaçu, Romemárcio Vitoriano de Souza; chefe do Cartório Eleitoral, José Carlos Lúcio; primeira dama de Campinaçu, Kelly Aleixo, vice-prefeita de Campinaçu, Sandra Núbia de Moraes; servidoras e servidores do Poder Judiciário local. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: