O Hospital de Câncer Araújo Jorge recebeu cerca de 17 mil reais arrecadados com a venda da  obra literária “A travessia do deserto – uma estratégia para a vida”, de autoria da escritora e professora Elina Borges. A entrega simbólica do valor foi feita nesta segunda-feira (23) ao presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás, Jales Benevides Santana Filho, na sede da entidade, na capital, com as presenças da autora, do  desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, membro da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), responsável pela promoção do lançamento do livro, em dezembro de 2022.

"Essa parceria entre o TJGO e o Hospital Araújo Jorge é a confluência de cultura com solidariedade humana. O Poder Judiciário goiano está aberto para futuras parcerias que possam contribuir para ajudar essa unidade de saúde, que é referência no Estado para tratamento de pacientes de câncer de nosso estado e até fora dele", ressaltou  o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, durante a visita.

 O  presidente da Associação de Combate ao Câncer, Jales Benevides, agradeceu o gesto solidário e destacou que as parcerias são fundamentais para manutenção do hospital, que, segundo ele, realizou, em 2022, cerca de 60 mil atendimentos oncológicos, mais de 90% foram em benefício de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). "Essa ação é grandiosa, primeiro porque a professora e escritora  Elina Borges, que é voluntária no hospital, passou pelo tratamento oncológico, se sensibilizou, está curada e agora está disseminando sua boa ação para o Araújo Jorge. Nós não estamos falando de valor, mas da importância desse tipo de ação,  que serve de exemplo para outras pessoas", ressaltou, ao acrescentar que o recurso será destinado ao custeio e manutenção do hospital.



    
História de superação

Elina Borges conta que o livro é uma autobiografia que retrata uma história de superação, tendo como pano de fundo o diagnóstico de um câncer metastático no ano de 2017, recebido pela autora. Após um longo período de tratamento quimioterápico, e posteriormente cirúrgico, e a partir de relevantes reflexões existências, Elina Borges recuperou sua saúde natural. A obra foi prefaciada pelo diretor da área de Tumores Gastrointestinais do Hospital A.C.Camargo, de São Paulo, onde Elina Borges foi submetida à cirurgia, o cirurgião oncológico Felipe Coimbra.  

Desde 2020, Elina Borges  é voluntária no Hospital Araújo Jorge, fazendo leituras motivadoras aos internos, semanalmente, além de participar do Chá das 9, distribuindo chá e biscoitos aos pacientes oncológicos.  "É grande prazer na minha vida poder fazer essa ação em prol dos pacientes. Agradeço a Deus pela minha cura e quero fazer valer cada um dos dias da minha vida dedicando ao próximo", disse ela emocionada.

A autora destaca que o dinheiro arrecadado com a venda das próximas edições do livro  continuará sendo destinada para o hospital. "Em fevereiro, iremos lançar na Amazon para um alcance maior. Hoje, o livro pode ser adquirido na loja do hospital e diretamente comigo, pelo Instagram: Elina.Borges".



 Em seguida à solenidade, foi feita uma visita às dependências do hospital, incluindo enfermarias e ala pediátrica. O diretor técnico Carlos Henrique Prado, a arquiteta Danielly Castro e a coordenadora do Setor de Desenvolvimento Institucional da unidade de saúde, Deuba Assunção, também acompanharam a visita.  Galeria (Texto: Karinthia Wanderley - Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social)

 

  •    

    Ouvir notícia: