Após assumir a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) para o biênio 2023/2025, o desembargador Carlos França empossou os colegas da gestão, desembargador Amaral Wilson, como vice-presidente; e desembargador Leandro Crispim, à frente da Corregedoria-Geral de Justiça de Goiás. Os novos dirigentes do Poder Judiciário estadual receberam as saudações de autoridades e dos chefes das instituições do Sistema de Justiça. 

 

Presente à solenidade, o governador Ronaldo Caiado (foto acima) lembrou que, em seu primeiro mandato, esteve em todos os eventos de posse no Tribunal de Justiça. Ele enalteceu a parceria entre o Poder Executivo e os poderes Judiciário e Legislativo, “uma característica marcante em nossa gestão”, frisou. “E o Estado de Goiás ganha com essa nossa parceria”, ressaltando o bom diálogo com o presidente Carlos França.  Em seu discurso, o chefe do Poder Judiciário também elogiou o governador Ronaldo Caiado e enalteceu a harmonia entre os Poderes "para o sincero diálogo institucional, para o compartilhamento dos problemas e das soluções das mais elevadas questões de Estado. Esse relacionamento respeitoso e de constante harmonia entre Poderes e órgãos, sempre buscado pelo chefe do Poder Executivo Estadual, tem se mostrado um marco histórico em Goiás e servido de exemplo para outras unidades da Federação”.

João Waldeck homenageia colegas

Ao saudar os colegas, em nome do TJGO, no início da cerimônia, o desembargador João Waldeck Félix de Sousa (foto acima) afirmou sentir feliz em homenagear os empossados, “pessoas venturosas que semeiam a justiça, a honradez e o trabalho pelos caminhos da magistratura, da família e da sociedade. Faço essa exaltação aos dignos colegas homenageados com conhecimento de causa, por ser um dos decanos desta Corte e pelos meus 45 anos dedicados à magistratura”.

João Waldeck fez uma rápida biografia dos empossados, e ao desembargador Carlos França acresceu elogios pelo Selo Diamante, honraria concedida pelo Conselho Nacional de Justiça no biênio que se encerra, demonstrando a sua maestria na condução do TJGO. “Somo, ainda, a eleição e posse recentes na Presidência do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil”, destacou o magistrado, pontuando que “esses acontecimentos enriquecem a biografia de vossa excelência”.

O desembargador falou da sincera amizade com o desembargador Amaral Wilson, iniciada na década de 1980, em Anápolis, quando exercia o cargo de Promotor de Justiça e ele, como juiz da comarca de Corumbá de Goiás, e respondente em Anápolis. Também discorreu sobre a trajetória do desembargador Leandro Crispim na magistratura goiana, lembrando que o seu pai, Geraldo Crispim Borges, também exerceu a judicatura chegando a desembargador e ocupou cargos de presidente e corregedor neste tribunal.

Ao final, o desembargador João Waldeck estendeu homenagens aos desembargadores Zacarias Neves Coelho e Nicomedes Domingos Borges no comando da vice-presidência do TJGO e Corregedoria Geral de Justiça, no biênio que se encerra.

 


Ministério Público

Representando o Ministério Público, o procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi (foto acima), destacou que é uma grande alegria saudar os novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. "O desembargador Carlos França tem conhecimento, maturidade e, mais do que isso, sensibilidade para tratar da nossa gente. Ele fez uma gestão inovadora. O Tribunal de Justiça evoluiu muito e tenho certeza que evoluirá ainda mais. Temos um estado com diferenças regionais muitos grandes e é preciso que todas as instituições de poderes estejam sempre trabalhando no sentido de permitir que haja o máximo possível de isonomia entre a sociedade goiana.Vejo nas propostas dessa gestão, a preocupação em atender os quilombolas. E gestos como este demostram a sensibilidade do desembargador Carlos França, o apego às causas que envolvem o nosso cidadão, tanto é verdade que o TJGO recebeu vários prêmios durante sua gestão”, pontuou

Aylton Vecci destacou ainda que as instituições de poderes precisam sempre dialogar com o objetivo principal de oferecer uma melhor prestação jurisdicional. “Temos conseguido esse diálogo com o Poder Judiciário, inclusive com a Corregedoria-Geral de Justiça, que sempre esteve de portas abertas para o MP, visando atender da melhor maneira possível o cidadão goiano. Temos certeza que o novo corregedor-geral, desembargador Leandro Crispim, com sua experiência e equilíbrio, conduzirá a Corregedoria tão bem como vem sendo conduzida pelo desembargador Nicomedes Borges”, enfatizou, ao finalizar, desejando que os próximos dois anos da gestão do desembargador Carlos França sejam profícuos, de muitas vitórias e conquistas.


OAB

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins (foto acima), frisou que ter o desembargador Carlos França na chefia do Poder Judiciário novamente no biênio de 2023-2025 é assertiva para a advocacia.
“Vossa Excelência provou que tem como meta de gestão a valorização do papel do advogado e da advogada, e, de forma equitativa, de todos os outros operadores do Direito, no Sistema de Justiça. Nos últimos dois anos, a OAB-GO e este Egrégio Tribunal mantiveram uma interlocução institucional primorosa e de resultados, própria dos sistemas democráticos, com ganhos imensuráveis para a cidadania”, salientou Rafael Lara ao ressaltar que o diálogo franco marcou uma agenda institucional muito produtiva entre o Poder Judiciário e a advocacia goiana em 2022.

Rafael Lara Martins destacou ainda que o Judiciário goiano é exemplo no cenário nacional. “Que o Poder Judiciário estadual continue sendo exemplo de serenidade e imparcialidade. Essa diretoria, capitaneada pelo incansável, e veloz, presidente Carlos França, contribuiu e contribuirá com inúmeros avanços nas pautas da advocacia”, frisou o representante da OAB-GO.


Vice-presidente

Amaral Wilson de Oliveira (foto acima) é mineiro da cidade de Jacuí. Filho de Euclides Gonçalves de Oliveira e de Rosa Bueno de Oliveira (in memorian). Cursou o ensino primário e ginasial na cidade goiana de Rubiataba, e o curso científico no Colégio Liceu de Goiânia. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Iniciou a carreira como promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, nas comarcas de Crixás, Rubiataba, Buriti Alegre e Anápolis. Ingressou na magistratura goiana em 1988, exercendo atividades forenses nas comarcas de Barro Alto, Crixás, Jaraguá e Goiânia. É pós-graduado em Direito Processual Civil.
Foi nomeado desembargador do TJGO em 2011. Atuou, ainda, no cargo de Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás, durante o biênio 2009-2010, no cargo de Diretor da Escola Judicial do TJGO, durante o biênio 2015 – 2017, e como ouvidor do Poder Judiciário de Goiás, durante o biênio 2021/2023. É casado com Sônia Maria Machado de Oliveira, e pai de Thaís, Ludimila e Euclides. Amaral Wilson ainda é avô de Júlia, Sophia, Victor e Amaral Neto.

 

Corregedor-geral

O novo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim (foto acima), formou-se no curso de Direito, em 1985, pela então Universidade Católica de Goiás, atualmente Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). É pós-graduado em Direito Público, Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (RJ).
Natural de Goiatuba, tem 34 anos dedicados à judicatura e é filho de Geraldo Crispim Borges ((in memorian) e Maria Santana Crispim, que sempre o incentivaram e deram suporte em todos os momentos da sua trajetória.
Desde a infância adquiriu um laço estreito com a magistratura, já que seu pai, Geraldo Crispim Borges, também foi magistrado e alçou os mais altos postos do Judiciário goiano, tendo exercido os cargos de corregedor-geral da Justiça (1981 a 1983), vice-presidente (1983 a 1985), e presidente (1985 a 1987).
Ingressou na magistratura em 16 de junho de 1988. Uruana foi a primeira comarca em que atuou como juiz, em 1988 (1ª entrância). Na sequência, de 1988 a 1989, foi juiz de 2ª entrância da comarca de Crixás, para onde foi promovido por merecimento. Também foi juiz da Vara dos Feitos das Fazendas Públicas e Registros Públicos de 3ª entrância de Anápolis, de 1989 a 1992 (promoção por antiguidade). Na capital, foi juiz da 3ª Vara Cível de Goiânia de 1992 a 2007.
Em 21 de setembro de 2007, tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás, tendo sido promovido por merecimento. Foi membro da 1ª Câmara Criminal TJGO até 8 de dezembro de 2010. Desde 9 de dezembro de 2010 passou a integrar a 2ª Câmara Criminal TJGO, cuja remoção ocorreu por antiguidade. Em 2017, foi escolhido por aclamação para presidir a 2ª Câmara Criminal. Atuou, também, como membro do Conselho Superior da Magistratura e do Órgão Especial, presidiu a Seção Criminal no biênio 2019/2021, a Banca Examinadora de Concurso de Juiz Substituto de 2010 a 2021, a Comissão de Informatização de 2019 a 2021, além de outras Comissões.
Na Justiça Eleitoral, exerceu a função de juiz eleitoral nas comarcas de Uruana, Crixás, Anápolis e Goiânia, nesta última tendo atuado como coordenador da equipe de Juízes Eleitorais nas eleições de 2002. Foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) no biênio 2020/2022.


Presentes

Participaram da solenidade, as desembargadoras Beatriz Figueiredo Franco, Amélia Martins de Araújo, Maria das Graças C. Requi, Elizabeth Maria da Silva, Carmecy Rosa Maria Alves de Oliveira, Sandra Regina Teodoro Reis, Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, Ana Cristina Ribeiro Peternella França, Lília Mônica de Castro Borges Escher, Camila Nina Erbetta Nascimento e desembargadora aposentada Avelirdes Almeida Pinheiro.
Os desembargadores Leobino Valente Chaves, Gilberto Marques Filho, João Waldeck Félix de Sousa, Carlos Hipólito Escher, Kisleu Dias Maciel Filho, Zacarias Neves Coelho, Alan Sebastião de Sena Conceição, Itaney Francisco Campos (presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO); Luiz Cláudio Veiga Braga (vice-presidente da Associação dos Magistrados de Goiás – Asmego), Ivo Fávaro, Jeová Sardinha de Moraes, Amaral Wilson de Oliveira, Gerson Santana Cintra, Edison Miguel da Silva Jr, Nicomedes Domingos Borges, Itamar de Lima, Guilherme Gutemberg Isac Pinto, José Carlos de Oliveira, Carlos Roberto Fávaro, Delintro Belo de Almeida Filho, Marcus da Costa Ferreira, Anderson Máximo de Holanda, Maurício Porfírio Rosa, Wilson Safatle Faiad, Fernando de Castro Mesquita, Fábio Cristóvão de Campos Faria, Eudélcio Machado Fagundes, Sebastião Luiz Fleury, Reinaldo Alves Ferreira, Sérgio Mendonça de Araújo, Fabiano Abel de Aragão Fernandes, Roberto Horácio de Rezende, Jeronymo Pedro Villas Boas e Vicente Lopes da Rocha Júnior; o procurador de justiça Eliseu José Taveira Vieira, escolhido pelo governador Ronaldo Caiado para ocupar o cargo de desembargador do TJGO, na vaga reservada ao quinto constitucional do Ministério Público estadual; e o desembargador aposentado Charife Oscar Abrão.

Também estiveram presentes, as juízas auxiliares da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa e Marina Cardoso Buchdid e os juízes auxiliares da Presidência, Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas e Reinaldo de Oliveira Dutra; os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça, Gustavo Assis Garcia, Ricardo Silveira Dourado e Marcus Vinícius Alves de Oliveira; o juiz Ricardo Luiz Nicoli, que será diretor do Foro da Comarca de Goiânia; o atual diretor do Foro, Heber Carlos de Oliveira; diretor-geral, Rodrigo Leandro da Silva; a secretaria-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; magistradas e magistrados do primeiro grau e do segundo grau; diretoras e diretores de áreas do TJGO e servidoras e servidores do Poder Judiciário goiano.

Ainda presente à solenidade, o presidente da Associação dos Titulares de Cartórios (ATC-GO), Igor França Guedes; o 6º vice-presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais, Bruno Quintiliano Silva Vieira; a vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Goiás (Arpen-GO), Evelyn Aida Tonioli Valente; os cartorários Bruno Quintiliano e Rodrigo Borba; o presidente da Associação goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres; vice-presidente do TRT-18ª Região, Geraldo Rodrigues do Nascimento; coordenador da Memória do TRT-18, Elvécio Moura dos Santos; representando a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Sônia Caetano Fernandes; secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça de Goiás (Sindjutiça), Fabrício Duarte; presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (Sindojus-GO), Eleandro Alves; superintendente Regional da Polícia Federal, Marcela Rodrigues Vicente; procuradora-geral do Estado de Goiás, Juliana Prudente; representando o prefeito Rogério Cruz, o chefe de gabinete José Firmino; representando o Comando geral da Polícia Militar, coronel Evenir da Silva Franco Júnior; conselheiro federal da OAB pelo Estado de Roraima e representando a OAB Nacional, Tadeu Jaime; superintendente Executivo da Caixa Econômica Federal, Hellen Ribeira de Sousa; assessor de Relações Internacionais do Exército, Luiz Henrique Liberali; superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marciano de Freitas Matos; vice-presidente da FIEG, Emílio Bittar; advogada Ana Vitoria Caiado e o advogado Alexandre Alencastro; corregedor-geral do MP-GO, Aguinaldo Bezerra Tocantins; promotor corregedor, Arnaldo Machado do Prado; ex governador do Estado de Goiás, Alcides Rodrigues; os deputados estaduais Bruno Peixoto, Lineo Olímpio, Paulo Cézar e Karlos Cabral; representando a Arquidiocese de Goiânia, padre Antônio da Silva.

 

E ainda os familiares do presidente Carlos França e da desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França: advogado Guilherme Peternella França (filho) e Rafael Perternella França (filho e assistiu on-line); Ademir José França, Teotônio José França e Aparecida de Fátima França (irmãos do presidente França); Marisa Ribeiro Peternella (mãe da desembargadora Ana Cristina Peternella) e Fernando Peternella (irmão da desembargadora Ana Cristina Peternella). Os familiares do desembargador Amaral Wilson: Sônia Maria Machado de Oliveira (esposa); Thais Bueno, Ludmila Machado e Euclides Gonçalves (filhos); Victor Bueno, Sophia Oliveira, Júlia e Amaral Wilson de Oliveira Neto (netos); Alex Schweigert e Fabrício Machado (genros); Gabriel Miranda (nora). E por fim, os familiares do desembargador Leandro Crispim: Maria Crispim (mãe); Luciene Camargo (esposa); Heitor Crispim e Humberto Crispim (filhos); Luciano Crispim (irmão); Rita de Cássia Crispim (cunhada); Virgínia Crispim (irmã); Wilson Ferreira (cunhado) e Wilson Júnior (sobrinho). (Texto: Lilian França, Arianne Lopes e Karinthia Wanderley/ Fotos: Wagner Soares, Acaray Martins e Gusthavo Crispim- Centro de Comunicação Social do TJGO) Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: