O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) está participando do evento Pop Rua Jud: Inovação Social e Acesso à Justiça, que teve início na manhã desta segunda-feira (27) e segue até a próxima quarta-feira (29). Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE), o evento está sediado na Escola Judicial (Esmape) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O juiz de Direito e membro do Comitê de Equidade de Gênero do TJGO, Gabriel Lisboa, está representando o TJGO no evento.

O evento tem como objetivo discutir a política estadual judiciária de atenção às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades, contando com a presença de diversas instituições parceiras de todo o país. Durante abertura oficial do evento, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares, destacou a importância da iniciativa para a sociedade brasileira e para o Poder Judiciário. "Este evento é um salto da sociedade brasileira, do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça e dos órgãos que compõem o Sistema de Justiça, mostrando que todos estão preocupados na construção da inclusão dos invisíveis", afirmou o ministro.

O Movimento Nacional da População em Situação de Rua também esteve presente no evento, agradecendo às instituições presentes por discutir e dar efetividade para a população em situação de rua, com base na Resolução CNJ n. 425/2021, que criou a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades (PopRuaJud).

Entre os temas discutidos no evento, destacam-se Direito de existir, Acesso à Justiça, Medidas em procedimentos criminais, Pop Rua JUD Crianças e adolescentes, LGBTQIA+, Idosos, Mulheres, Racismo estrutural, Gestão/governança e parcerias. Além disso, a programação incluiu ações de Mão na massa, com o objetivo de desenvolver uma solução ao final da formação, usando metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

 

No segundo dia do evento, terça-feira (28), estão programadas palestras com o conselheiro do CNJ, Mario Henrique Aguiar, e a juíza do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Élbia Rosane Sousa de Araújo. Também haverá um espaço voltado para o Pitch Serviços do Grupo Interinstitucional de Atendimento à População em Situação de Rua (PSR), além de apresentação de cases de inovação. O evento segue até a próxima quarta-feira (29).

  •    

    Ouvir notícia: