O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, empossou, nesta sexta-feira (31), 52 magistradas e magistrados, aprovados no 57º Concurso Público de Juiz Substituto do Estado de Goiás. A solenidade foi realizada no plenário do TJGO e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado; do vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim; do ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Jeová Sardinha, e de representantes dos órgãos que compõem o sistema de Justiça.

Na composição da mesa diretiva também estavam o deputado estadual Jamil Calife, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo André de Azevedo, representando na ocasião o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Cyro Terra Peres; o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) e vice-presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Patrícia Carrijo; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o delegado federal Ricardo Duarte, representando na ocasião a superintendente Regional da Polícia Federal (PF) em Goiás, delegada Marcela Rodrigues; e o padre Carlos Gomes Silva, representando o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino.

Solenidade



A cerimônia foi aberta pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, seguida da leitura do termo de compromisso, prestado pela aprovada na terceira colocação do concurso, Renata Facchini Miozzo, em nome das novas juízas e Thales Prestrêlo Valadares Leão, representando os juízes substitutos; e do discurso de posse proferido pelo primeiro colocado no certame, Tácito Costa Coaracy Filho.  

Ao declarar empossados os juízes e as juízas substitutos do Poder Judiciário goiano,Carlos França enfatizou que, com a posse dos novos magistrados, todas as comarcas de entrância inicial passam a contar com um juiz, com isso "nenhuma comarca do Estado de Goiás estará desprovida de um magistrado". O termo de posse, que foi lido pela secretária-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Alves, foi assinado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, pela nova juíza substituta, Jéssica Lourenço de Sá Santos e pelo juiz substituto Paulo Henrique Feitosa.



Em seu discurso, o chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, fez uma saudação especial aos novos juízes e juízas. "Hoje é um dia muito feliz e especial para o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Sabemos dos sacrifícios, de renúncia e dedicação de cada um de vocês. O TJGO é Selo Diamante, graças ao trabalho de magistrados de 1º e 2º graus e servidores. Temos certeza que as senhoras e senhores, com o preparo intelectual, a cultura, a determinação e disposição certamente irão engrandecer e contribuir muito para que esse tribunal continue fazendo sucesso e, especialmente, promovendo justiça em nosso Estado".

O presidente do TJGO também ressaltou a importância dos novos magistrados de trabalharem em harmonia  com os poderes Legislativo e Executivo, bem como com todos os representantes do sistema de justiça. "Sempre recebam  advogados, promotores, defensores públicos. Eles  falam em nome da sociedade e precisam de nossa atenção. Então, tenham coragem, equilíbrio, firmeza, humildade, dedicação e sucesso sempre", salientou Carlos França, que também felicitou os familiares dos empossados, que foram fundamentais para que o sonho da magistratura se tornasse realidade. “O brilho que hoje vemos no olhar de cada um de vocês nos comove e nos faz recordar dos nossos pais, mães, avós, irmãos e demais familiares, que, pelo amor, compartilham a sensação de vitória e a felicidade desse momento. Recebam todos, em nome do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, um afetuoso abraço. Quero ainda tranquilizá-los, afirmando que tudo faremos para que suas filhas e seus filhos estejam bem amparados neste início de carreira em solo goiano".

Carlos França também lembrou do esforço do TJGO para realização do concurso."Foram mais de 12 mil candidatos inscritos, o que exigiu muito trabalho e dedicação  da equipe administrativa desta Corte, da Comissão de Seleção e Treinamento e da Comissão Examinadora. Não posso deixar de registrar nosso reconhecimento e gratidão ao diretor-geral do TJGO,Rodrigo Leandro da Silva, e sua equipe, a secretária-geral da Presidência, Dahyene Lima, e sua equipe, os juízes auxiliares da Presidência e, de forma muito especial, aos colegas integrantes da Comissão de Seleção e Treinamento, na pessoa de sua presidente, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, e os componentes da Comissão Examinadora do 57º concurso de Juiz Substituto deste Tribunal, nas pessoas dos colegas desembargadores Luiz Cláudio Veiga Braga, seu presidente, e de Marcus da Costa Ferreira", destacou, ao anunciar que em breve novo certame será realizado.



Caiado: “padrão de excelência do Judiciário goiano”

O governador Ronaldo Caiado agradeceu ao presidente do TJGO, desembargador Carlos França, pelo convite e pela oportunidade de falar na cerimônia de posse dos novos juízes. “Vocês, novos magistrados, verão o padrão de excelência do Poder Judiciário goiano. Aqui é um Estado seguro e de um povo plenamente receptivo, ninguém aqui vai sentir fora de sua casa”, afirmou o governador aos empossados que vieram de 19 Estados brasileiros. Caiado ressaltou a dificuldade de ser aprovado num concurso com mais de 12 mil candidatos e comparou a função do magistrado com a do médico: “se decidir errado, pode aniquilar uma família”.

Ronaldo Caiado também lembrou da importância da justiça célere e do relevante papel do Poder Judiciário na defesa da democracia. “E vocês têm essa prerrogativa”, frisou o governador. Ao finalizar, Ronaldo Caiado falou das belezas naturais de Goiás e fez convite às novas magistradas e aos novos magistrados para conhecerem o Estado, como também apreciarem as tradições goianas.


    
Em nome das empossadas e empossados

O novo juiz substituto, Tácito Costa Coaracy Filho, que falou em nome de todos os empossados, fez questão de lembrar os desafios da caminhada que os candidatos fizeram para chegar ao momento que estão vivendo. “Quem aqui está hoje, experimentando o doce da vitória, em um passado não tão distante, já conheceu o dissabor do fracasso”, destacou, ao agradecer os familiares e amigos.



O magistrado salientou ainda os desafios que terão de enfrentar a partir de agora. “Estou certo que viemos aqui servir ao povo, razão última do nosso trabalho, e o faremos com todo nosso empenho e dedicação. Ingressamos hoje em um Tribunal de Justiça Selo Diamante e assumimos a missão de marcharmos juntos, empurrando a sociedade goiana no sentido do progresso. Esse é o nosso compromisso”, pontuou.



Foram empossados Tácito Costa Coaracy Filho, Renata Facchini Miozzo, Paulo Henrique Silva Lopes Feitosa, Jéssica Lourenço de Sá Santos, Thales Prestrêlo Valadares Leão, Alexandre Rodrigues Cardoso Siqueira, Isabela Acalde Torres, Breno Gustavo Gonçalves dos Santos, Guilherme Bonato Campos Caramês, Thomas Nicolau Oliveira Heck, Shauhanna Oliveira de Sousa Costa, Cibelle Karoline Pacheco, Georges Leonardis Gonçalves dos Santos, Camila de Carvalho Gonçalves, Thalene Brandão Flauzino de Oliveira, Ilanna Rosa Dantas Lents, Natácia Lopes Magalhães, Grymã Guerreiro Caetano Bento, Renato Bueno de Camargo, Érico Mercier Ramos, Cláudio Roberto Costa dos Santos Silva, Jonathas Celino Paiola, Andreia Marques de Jesus Campos, Luana Veloso Gonçalves Godinho, Ailime Virgínia Martins, Felipe Junqueira D' Ávila Ribeiro, Marina Mezzarana Kiyan, Bruna de Oliveira Farias, João Paulo Barbosa Jardim, Rafael Francisco Simões Cabral, Élios Mattos de Albuquerque Filho, Lucas Caetano Marques de Almeida, Leonardo de Souza Santos, Francisco Gonçalves Saboia Neto, João Victor Nogueira de Araújo, Rafael Machado de Souza, Eduardo Guimarães de Morais, Izabela Cândida Brito Silva, Gabriela Fagundes Rockenbach, Sarah de Carvalho Nocrato, Marco Antonio Luz de Amorim, Patrícia Gonçalves de Faria Barbosa, Mariana Amaral de Almeida Araújo, Laís Fiori Lopes, Vinícius de Castro Borges, Victor Alvares Cimini Ribeiro, Carolina Gontijo Oliveira Alves, Bárbara Fernandes Barbalho, Daniel Lucas Leite Costa, Felipe Sales Souza, Monique Ivanoski de Oliveira e Beatriz Lopes Zappala Pimentel.


Dever cumprido

A presidente da Comissão de Seleção e Treinamento do TJGO, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, deu boas-vindas aos novos magistrados e afirmou que depois de muito trabalho na organização do 57º Concurso para provimento de cargos vagos de juiz substituto de Goiás o sentimento é de dever cumprido. “Vossas excelências estão preparados para atuar em prol da sociedade goiana, na árdua tarefa que é a magistratura”, salientou ao agradecer a todos que atuaram na realização do concurso.



A desembargadora enfatizou ainda que as novas juízas e novos juízes são o futuro do Judiciário goiano e representam aqueles que buscam a Justiça. “Tomar posse como os novos juízes de Goiás significa dizer que a caminhada valeu a pena e vocês chegaram a um Tribunal que hoje é exemplo para o Brasil. Quero aqui reconhecer o esforço de vocês e do Tribunal de Justiça de Goiás para a realização do concurso e do empenho do desembargador Carlos França”, destacou. “Além das boas-vindas, espero que sejam felizes e que encontrem na carreira os sonhos e objetivos buscados”, complementou.


Asmego

A presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo,  afirmou que é uma grande alegria receber os novos magistrados, que não mediram esforços para conquistar o sonho de ser aprovado no concurso. "Não conseguimos mensurar o quão difícil foi para cada um que hoje materializa um sonho. Vocês começam, a partir de hoje, a integrarem um dos tribunais mais produtivos e céleres do País. O Judiciário de Goiás tem se aprimorado a cada ano e auferido respeito nacional. Além de diversas premiações. Isso se deve ao trabalho excepcional do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e ao amor e comprometimento que cada magistrado e servidor tem para com o Poder Judiciário do Estado de Goiás. São mulheres e homens que se dedicam diuturnamente. Que, mesmo em meio a inúmeras dificuldades, colocam o dever em primeiro lugar, e vão além dos resultados esperados", pontuou.


Presenças

Participaram da solenidade de posse as desembargadoras Ana Cristina Ribeiro Peternella França; Lillian Mônica de Castro Borges Escher; Camila Nina Erbetta Nascimento e Sandra Regina Teodoro Reis, e os desembargadores Itaney Campos, presidente do TRE-Goiás; Gilberto Marques Filho; Reinaldo Alves Ferreira; Zacarias Neves Coelho; Alan Sebastião de Sena Conceição; Luiz Cláudio Veiga Braga, vice-presidente da Asmego; Gerson Santana Cintra; Itamar de Lima; Guilherme Gutemberg Isac Pinto; Delintro Belo de Almeida Filho; Marcus da Costa Ferreira; Anderson Máximo de Holanda; Sebastião Luiz Fleury; Roberto Horácio de Rezende; Eudelcio Machado Fagundes e Maurício Porfirio Rosa.



Também estiveram presentes os juízes substitutos em segundo grau Altamiro Garcia Filho, Altair Guerra da Costa, Paulo Cesar Alves das Neves, Rodrigo de Silveira e Ronnie Paes Sandre; o diretor do Foro de Goiânia, juiz Ricardo Nicoli; os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa, Marina Cardoso Buchdid, Aldo Sabino e Reinaldo Dutra, bem como os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), Ricardo Dourado e Marcus Vinícius Alves Oliveira; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, o chefe do Gabinete Militar do TJGO, tenente-coronel Rodrigo Barbosa, além de juízas e juízes de primeiro grau, diretores de area e servidores do TJGO.



Prestigiaram também a solenidade, a coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, juíza Marianna de Queiroz Gomes, a secretária-geral da OAB-GO, Talita Silvério Hayasaki; o diretor tesoureiro da OAB-GO, Eduardo Alves Cardoso Júnior; o vice-presidente da Fieg, Emílio Bittar, representando o presidente Sandro Mabel; o subprocurador-geral da Procuradoria-Geral do Estado, Frederico Tormin; o presidente da Associação das Mulheres de Carreiras Jurídicas de Goiás (ABMCJ-GO), Sonia Caetano, e o advogado Leonardo Batista, representando o senador Wilder Morais. (Centro de Comunicação Social do TJGO)  Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: