O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promoveu, nos meses de abril e junho, um curso de capacitação teórica e prática em sistemas de gestão baseados na NBR ISO 9001 e modelagem de processos de trabalho.

A iniciativa foi voltada para gestores das Unidades de Processamento Judiciais (UPJs) e servidores da Unidade de Gestão Documental, Diretoria de Auditoria Interna (DAI) e Diretoria de Planejamento e Inovação (DPI). O curso foi realizado em três etapas e ministrado pelos professores Mauriti Maranhão e Maria Elisa Bastos Macieira.

O objetivo geral da capacitação foi desenvolver os gestores para impulsionar melhorias contínuas e incentivar o uso de metodologias que proporcionem uma visão abrangente das tarefas a serem realizadas, levando em consideração os riscos que impactam o desempenho da organização, bem como as metas a serem alcançadas, avaliando os resultados e a satisfação dos usuários e assegurar uma justiça mais eficiente e acessível a todos.

Segundo o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Ricardo Nicoli, o projeto está alinhado às orientações do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e às exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta o gestor público a buscar metodologias que extraiam da máquina pública o máximo desempenho, mesmo diante da limitação de recursos.

Três etapas
A primeira etapa do projeto foi realizada de forma presencial entre os dias 24 e 26 de abril. Ela priorizou atividades como a identificação do grupo de desenvolvimento institucional e diagnóstico das Unidades responsáveis pela implementação da proposta, dentre outros. Já na segunda etapa foram realizadas atividades de preparação do projeto, a exemplo da elaboração do Plano de Trabalho e da Metodologia de Processos.

A última etapa do projeto, também realizada presencialmente, entre os dias 5 e 7 de junho, abordou temas como padronização e gestão por processos, metodologias de processo, sistema normativo, apresentação do Manual de Operações da UPJ e Manual de Gestão da UPJ, além de outros assuntos pertinentes que compuseram a programação.



NBR ISO 9001
A NBR ISO 9001 é um conjunto de normas e diretrizes amplamente reconhecido internacionalmente para desenvolvimento de sistemas de gestão de qualidade. Ao aplicar esses princípios nas atividades principais das unidades judiciais, o TJGO visa assegurar que todos os envolvidos no processo de prestação jurisdicional possam adquirir as competências necessárias para atuarem de forma eficiente e alinhada com as diretrizes de qualidade para um serviço mais eficiente, transparente e em conformidade com as melhores práticas. (Texto: Sarah Mohn / Fotos: Gusthavo Crispim - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

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