O coordenador do Observatório de Direitos Humanos do Poder Judiciário estadual, juiz Alex Alves Lessa, representou o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) no seminário "Direitos Humanos: Racismo ambiental, migrações e ações coletivas", na última sexta-feira (22). O evento  foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e realizado no auditório da instituição, em Brasília. Na abertura do evento, a presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, ressaltou a importância da exposição e da discussão sobre situações e desafios referentes às realidades complexas envolvidas nesse cenário, como os fluxos migratórios provocados pelo impacto das severas desigualdades socioambientais e econômicas encontradas no país.

“Temos muito a refletir sobre eles para que possamos, ao menos, tentar mudar o estado de coisas atual. O meio ambiente e os seres que dele fazem parte, no presente e no futuro, clamam pela imediata redução dos índices de desmatamento, das poluições em todas as suas formas e dos diversos outros danos. A Constituição Federal enuncia o direito de todos ao meio ambiente e impõe ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”, afirmou a ministra Rosa Weber.

O seminário teve o objetivo de estimular debates sobre racismo ambiental, vítimas dos impactos ambientais, além das migrações decorrentes de crises ambientais, a fim de refletir sobre possíveis políticas e ações para o enfrentamento de injustiças sociais e degradação ambiental.

Segundo o coordenador do Observatório de Direitos Humanos do TJGO, “a realização do seminário impulsiona ações de proteção dos direitos fundamentais, garantindo a atuação da justiça em processos de discriminação sofrida por minorias étnicas, em função de mudanças climáticas”, frisou o magistrado Alex Lessa. (Texto: Carolina Dayrell – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: