O presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, abriu na tarde desta sexta-feira (1°), o lançamento da obra literária "Júlio Resplande de Araújo - Uma Biografia", de autoria de Luiz de Aquino e Chris Resplande. A cerimônia foi realizada no Foyer do Auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, no Espaço Cultural Goiandira do Couto, no Palácio Desembargador Clenon de Barros Loyola, sede do TJGO. A solenidade foi prestigiada por desembargadores, juízes, promotores, advogados, escritores e representantes políticos de entidades culturais.

“A grandiosidade deste momento se mede pela obra em si, com a dimensão dos grandes feitos do jurista, e sobretudo do homem de fino trato e cordial, Júlio Resplande”, salientou na ocasião o presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, que na solenidade representou o chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, e a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo.




Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Campos, que integra a Comissão de Memória e Cultura do TJGO, Júlio Resplande é uma das maiores referências do Judiciário goiano. “A façanha literária do jornalista e escritor Luiz de Aquino e da filha do biografado, Chris Resplande, nos completam de emoção, ao retratar a trajetória de vida de Júlio Resplande, um magistrado que tanto me inspirou na minha vida pessoal e profissional”, atestou Itaney Campos.



Durante a solenidade, o padre João Inácio Assis Gomes, que na ocasião representava o  arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino, e o frei Miguel ministraram oração e bênçãos em ação de graças à vida de Júlio Resplande.

Panorama de vida

Conforme o autor, escritor Luiz de Aquino, a obra surgiu de conversas e trocas de experiências com Chris Resplande. “As lembranças relatadas por ela me reconduziram às minhas vivências paternas, e fui orgulhosamente surpreendido com o convite da família para escrever a biografia de Júlio Resplande”, relatou Aquino.

A filha do biografado e co-autora do livro, Chris Resplande, agradeceu a todos os presentes, em especial aos desembargadores Carlos França, Luiz Cláudio Veiga Braga e Itaney Campos, “pelo apoio recebido para o lançamento da obra”. Ela revelou que a ideia de escrever a biografia do pai era retratar um panorama de vida, contendo as inúmeras histórias de pessoas que foram sensibilizadas pela atuação humana e justa do homenageado.

 




Alegria e emoção

O biografado, desembargador aposentado Júlio Resplande de Araújo, declarou, na ocasião, sua alegria e emoção em receber a homenagem. “Iniciei cedo os estudos, com todos os desafios da época e de minha origem familiar simples e modesta. Mas felizmente pude participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa, sempre com o propósito de bem servir ao próximo e sobretudo a Deus”, destacou Júlio Resplande.


A obra

De autoria de Luiz de Aquino e Chris Resplande, a obra “Júlio Resplande de Araújo - Uma Biografia”, com 184 páginas, é prefaciada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Campos, que integra a Academia Goiana de Letras (AGL) e a Comissão de Memória e Cultura do TJGO. “A vida de um homem é sempre maior que a sua biografia. A leitura dos depoimentos colacionados a este relato biográfico permite confirmar a antiga impressão, que sempre tive, de que Júlio Resplande é um dos grandes nomes da vida pública do Brasil Central”, salientou Itaney Campos em seu prefácio.

O desembargador descreveu também sobre o relacionamento profissional e pessoal que teve com o biografado, “desde 1975, quando o conheci em Uruaçu, na época a comarca já se achava sob a judicatura do juiz Júlio Resplande”.
Uma linha do tempo e “O Brasil em 1940” formam a abertura do livro que conta com 43 capítulos, com diversos depoimentos de familiares, personalidades do mundo jurídico de Goiás e do Tocantins.

Perfil

Natural de Tocantinópolis, antiga Boa Vista, o desembargador aposentado Júlio Resplande de Araújo formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), atuou como Juiz de Direito nas comarcas de Filadélfia, Niquelândia, Uruaçu e Rio Verde. Integrou a Justiça Eleitoral como juiz eleitoral, corregedor-geral eleitoral e vice-presidente do TRE – GO. Professor da Faculdade de Direito da PUC – GO, Júlio Resplande também teve uma grande atuação política no Estado do Tocantins, onde foi secretário da Cidadania e Justiça, secretário da Segurança Pública (por duas vezes) e deputado estadual pelo Tocantins, onde integra a Academia Tocantinense de Letras (ATL).



Presenças

Estavam presentes à solenidade os familiares de Júlio Resplande: a esposa Marlene Resplande, os filhos Júlio Filho e José Cristiano, as noras Adriana Ramos e Elcione Lisboa, as netas Laís, Laura, Iolanda, Carolina e Isadora, e o neto Rodrigo Resplande.



Prestigiaram o evento, a desembargadora Camila Nina Erbetta Nascimento e os desembargadores Zacarias Neves Coelho, José Carlos de Oliveira, Carlos Fávaro, Eudélcio Fagundes, Sérgio Mendonça, Breno Caiado, Eduardo Abdon, Algomiro Carvalho Neto e Héber Carlos de Oliveira; o desembargador aposentado Elcy Santos de Melo. E, ainda, o subprocurador-geral do Contencioso do Estado de Goiás, Alexandre Gross, na ocasião representando o governador Ronaldo Caiado; o juiz e escritor Abílio Wolney Aires Neto; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e promotor do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Jales Guedes Coelho Mendonça; o ex deputado federal Luís Soyer, bem como o professor e ex deputado federal Vilmar Rocha; o assessor cultural do TJGO, poeta Gabriel Nascente; o secretário judiciário do TRE-GO, Leonardo Sapiência, os escritores e membros da Academia Goiana de Letras (AGL), Ubirajara Galli, Miguel Jorge, Nars Chaul, Geraldo Coelho Vaz, Aidenor Aires e Ademir Hamú; as escritoras e integrantes da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), Alice Espíndola e Rose Cardoso; o jornalista Valterli Guedes; o advogado Antônio Lucas Neto e o servidor público federal Túlio César Ferreira. (Texto: Carolina Dayrell/ Fotos: Girlaydygi Costa- Centro de Comunicação Social do TJGO)



  •    

    Ouvir notícia: