A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Lídia de Assis e Souza, representando o presidente Carlos França, conduziu, nesta terça-feira (27), reunião virtual com juízes auxiliares da Presidência, diretores de Área e gestores de conteúdo, para tratar sobre a Portaria CNJ nº 25/2024, que regulamenta o Ranking da Transparência 2024, bem como as especificações do Glossário. O intuito foi repassar e alinhar as informações gerais, e explicar a importância de o TJGO se manter entre os tribunais mais transparentes do país.

Ao abrir o evento, a juíza Lídia de Assis e Souza (foto acima) destacou a relevância do Ranking da Transparência, reforçando que é uma das prioridades da atual gestão. “Contamos com a colaboração de cada um de vocês para conseguirmos deixar as informações atualizadas no site, de forma mais clara, organizada, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados ao usuário”, ressaltou, ao acrescentar que a pontuação no Ranking da Transparência é critério de avaliação do Prêmio CNJ de Qualidade, uma prioridade do presidente Carlos França, que preza pela prestação jurisdicional de excelência.

Presentes no encontro, os juízes auxiliares da Presidência, Aldo Sabino, Marina Buchdid e Reinaldo Dutra, destacaram que estão à disposição para colaborar e fazer com que o TJGO continue mantendo a posição de destaque entre os tribunais mais eficientes do país. O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro, também participou da reunião.

O diretor de Planejamento e Inovação, Diego César Santos, reforçou que “o apoio de cada servidor é essencial para que os melhores índices do Ranking da Transparência sejam alcançados”. Na oportunidade, citou que uma das novidades desta edição do ranking, é que os tribunais e conselhos não mais enviarão, ao CNJ, links de acesso sobre os dados publicados em seus sítios eletrônicos. Agora, o CNJ acessará os portais dos órgãos, com o foco sempre na transparência dos sítios eletrônicos para o usuário final.

Durante a explanação, a coordenadora de Acompanhamento e Controle da DPI, Ana Flávia Ferreira Antunes, pontuou as principais informações do Ranking da Transparência 2024, os itens de atenção, como o cronograma dos projetos, ações e as orientações para os gestores de conteúdo. Na ocasião, informou que serão realizadas reuniões setoriais para falar das informações mais específicas da premiação.

Temas


A Portaria nº 25/2024 do CNJ tem dez temas divididos em 86 itens de avaliação. Os temas são: Gestão; Audiências e Sessões; Serviço de Informação ao Cidadão; Ouvidoria; Tecnologia da Informação e Comunicação; Gestão Orçamentária; Licitações, Contratos e Instrumentos de Cooperação; Gestão de Pessoas; Auditoria e Prestação de Contas; Sustentabilidade e Acessibilidade.

Entre os 86 itens de avaliação, estão a publicação dos resultados do Planejamento Estratégico Institucional; os atos normativos; os dados gerais para o acompanhamento de programas, ações e projetos. Também será verificada a publicidade da divulgação do calendário das sessões, a pauta de julgamentos, a transmissão ao vivo pela internet, as reuniões dos órgãos colegiados, além das formas de participação popular. (Texto: Karinthia Wanderley/ fotos: Acaray Martins- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: