O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) apresentou o Painel de Ações Coletivas, desenvolvido pela Diretoria de Estatística e Ciência de Dados e Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (Nugepnac) nesta quinta-feira (29), em reunião virtual, aos representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), que quiserem conhecer a ferramenta, que auxilia no gerenciamento e na divulgação das ações coletivas de maior impacto do TJGO.

O presidente da Comissão Gestora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Núcleo de Ações Coletivas (Nugepnac), desembargador Wilson Safatle Faiad, deu boas-vindas aos participantes e afirmou que a Berna, inteligência artificial desenvolvida pelo TJGO, tem contribuído no gerenciamento das ações coletivas. O desembargador ressaltou ainda que a troca de experiências entre os tribunais de justiça é essencial.“Temos muito a oferecer e a aprender com o TJMG”, pontuou.

Processos similares

O diretor de Estatística e Ciências de Dados do TJGO, Antônio Pires, conduziu a reunião explicando como foi a construção do painel e o princípio de seu funcionamento. Ele destacou que o Painel de Ações Coletivas, usando a Inteligência Artificial “Berna”, faz um agrupamento de processos similares. “Como precisamos disponibilizar isso para visualização, usamos um painel Business Intelligence (BI) e a principal vantagem desse painel é que consegue identificar ações coletivas e individuais, por meio da Inteligência artificial”.

Na oportunidade, a coordenadora do Nugepnac do TJGO, Agda Franco de Oliveira Goyano, afirmou que o Painel “identifica as ações coletivas e individuais das mesmas partes, evitando a duplicidade de pagamentos, garantindo o princípio da isonomia. A decisão das ações coletivas servirá para todos os litigantes e garantirá uma razoável duração dos processos”, reforça.
O gerente do Nugepnac do TJMG, Daniel Santos, agradeceu a disposição do TJGO em compartilhar a experiência de sucesso com o Painel de Ações Coletivas e se colocou à disposição para parcerias. “Essa ação em rede é importantíssima para crescermos juntos”.

A reunião também contou com a participação da assessora do Nugepnac do TJGO, Eliana Valéria de Mendonça; do coordenador do Núcleo de Ações Coletivas, Walter Ianni do TJMG e da coordenadora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (NUGEP), Alessandra Spadinde do TJMG. (Texto: Karinthia Wanderley - foto: Wagner Soares)

  •    

    Ouvir notícia: