O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) lança, nesta quinta-feira (29), o projeto-piloto da ferramenta de inteligência artificial desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para tornar as decisões judiciais mais fáceis de entender. O objetivo da parceria é simplificar a comunicação da Justiça com a sociedade, facilitando assim a compreensão dos julgamentos e aproximando o Judiciário da população.

O projeto faz parte do programa de simplificação dos termos jurídicos que recebeu o nome "Simples e Fácil". Liderado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, o programa segue as diretrizes do Pacto pela Linguagem Simples no Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ.

"Estamos construindo avanços significativos na direção de uma justiça mais clara e acessível. Essa parceria entre o Poder Judiciário e a renomada Universidade Federal de Goiás reforça nosso compromisso com a cidadania e o acesso claro às informações de interesse das pessoas envolvidas no processo”, destacou o chefe do Poder Judiciário estadual, para quem a Linguagem Simples “é um importante marco da gestão do presidente do CNJ, o ministro Luís Roberto Barroso, e que vai melhorar a comunicação da justiça brasileira com a população". Carlos França agradeceu o empenho e a dedicação da juíza auxiliar da Presidência, Lidia de Assis e Souza, e do diretor Antônio Pires, como também da coordenadora do Laboratório de Inovação da Diretoria de Planejamento, Jaquelline Martins, para que esse projeto pudesse avançar no TJGO.

Para a juíza auxiliar da Presidência e coordenadora do projeto de Linguagem Simples, Lidia de Assis e Souza, “o lançamento da nova ferramenta demonstra a união de todos para tornar a linguagem jurídica mais compreensível e acessível a todas e todos”.

O diretor de Estatística e Ciência de Dados, Antônio Pires, explicou que o projeto piloto é importante para identificar pontos de melhorias nas soluções de IA utilizadas, além de trazer confiança para continuar avançando com o projeto. Complementa que o projeto piloto, neste momento, atende os processos nas varas de família. "A ideia é que no futuro ele passe atender outras unidades".

Confira o resultado nas imagens abaixo.




  •    

    Ouvir notícia: