O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, conduziu, nesta sexta-feira (1º), a solenidade de posse da desembargadora Rozana Fernandes Camapum, escolhida pelo critério de antiguidade em sessão do Órgão Especial do TJGO realizada no dia 14 de fevereiro. A nova desembargadora ocupa vaga aberta com a aposentadoria voluntária do desembargador Carlos Hipólito Escher. A cerimônia de posse, transmitida pelo canal do TJGO no YouTube, foi realizada no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, na sede do TJGO. Também participaram da solenidade, o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson, o corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, Leandro Crispim; e o diretor da Escola Judicial (Ejug), desembargador Jeronymo Villas Boas.

Compuseram a mesa diretiva o deputado estadual Cairo Salim, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto; o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda; o procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra; o defensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes; o procurador-geral do Município de Goiânia, José Carlos Ribeiro Issy, representando o prefeito Rogério Cruz; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara; a diretora do Foro de Goiânia, juíza Patrícia Bretas;  o presidente em exercício da Fieg, Emílio Bitar; e a diretora institucional da Asmego, juíza Raquel Rocha Lemos, representando a presidente da entidade, juíza Patricia Carrijo.



O chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, parabenizou a nova desembargadora e ressaltou que a magistrada engrandecerá a Corte de Justiça goiana. “Seja muito bem-vinda. Com sua experiência e dedicação, nosso Tribunal, que é duplo diamante, ficará ainda mais forte e atuante”, ressaltou, ao destacar que a posse da desembargadora  Rozana Camapum  completa a composição de  78 desembargadores do TJGO. “Temos um brilhante quadro de magistrados que prestam excelente  serviço à sociedade, além de servidores que se empenham para que o Poder Judiciário estadual seja um dos mais eficientes do país”, pontuou o presidente do TJGO.


Cerimônia

Durante a solenidade de posse, a comissão composta pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis e pelo desembargador Itaney Campos conduziu a empossada ao plenário. Em seguida, a nova desembargadora prestou compromisso de posse e foi agraciada com o diploma e Colar do Mérito Judiciário, entregues pelo presidente Carlos França.




Trajetória exemplar

Responsável por fazer a saudação à nova desembargadora, o desembargador Ronie Paes Sandre salientou que teve o privilégio de fazer o discurso de boas-vindas da desembargadora Rozana Camapum. “Magistrada exemplar, de postura ética, privilegiada inteligência e permanente cultura jurídica, que se impõem sem autoritarismo”, destacou Ronie Paes Sandre. Ele ressaltou a trajetória e dedicação da empossada à Justiça e mencionou sua breve passagem pelo Ministério Público Estadual, no cargo de promotora de Justiça.



PGJ

O procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra, parabenizou a desembargadora Rozana Camapum e agradeceu a dedicação do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, em favor do aprimoramento do sistema de justiça de Goiás. “A nação clama por estabilidade jurídica para que todos possam exercitar a liberdade, viver em paz e segurança. O Ministério Público está ao lado do Poder Judiciário goiano na nobre tarefa de garantir a Justiça para nossa sociedade”, frisou Cyro Terra.



OAB

“Cumprimento a mais nova integrante desta Corte, dona de trajetória exemplar, de dedicação e busca pela justiça, motivo de inspiração para todos nós”, destacou, na solenidade de posse, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara. Ele mencionou, na ocasião, a essencialidade da advocacia para a manutenção da justiça e a preservação dos direitos fundamentais da sociedade.




Dedicação aos estudos

Conforme a desembargadora Rozana Camapum, sua jornada profissional foi impulsionada pela importância que seus pais, Vilanir Camapum e Julieta Fernandes, dedicavam aos estudos. Ela falou de sua infância na cidade de Uruaçu, Região Norte de Goiás, onde viveu até os 14 anos, quando veio para Goiânia dar continuidade à sua formação escolar. “Assumo o cargo de desembargadora ciente da imensa responsabilidade que isso representa. E espero que esse cargo não seja apenas o reconhecimento de minha trajetória, mas também uma oportunidade de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou a nova desembargadora, ao agradecer a Deus, ao marido, Euler Souza, e aos seus filhos, Larissa e Emilson Camapum de Souza.




Perfil

Rozana Camapum formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1988 e ingressou na magistratura em 1989 como juíza substituta, sendo lotada na comarca de Piranhas. Tornou-se titular na comarca de Formoso, em 3 de setembro de 1991. Foi promovida para a comarca de Mara Rosa em 1992 e, posteriormente, removida para a comarca de Pontalina em 1995. Sua promoção para Goiânia ocorreu em 1997. Na comarca da capital, atuou no 1º Juizado Especial Criminal, 6ª Vara de Família, Sucessões e Cível, 1ª Vara de Família, Sucessões e Cível, 17ª Vara Cível e Ambiental e na 2ª Turma Recursal.



Presenças

Participaram também da solenidade de posse, as desembargadoras Ana Cristina Peternella França, Alice Teles de Oliveira, Elizabeth Maria da Silva, Nelma Branco Ferreira Perillo, Carmecy Rosa Maria Alves de Oliveira, Camila Nina Erbetta Nascimento, Juliana Diniz e Mônica César Moreno Senhorelo; os desembargadores Zacarias Neves Coelho, Kisleu Dias Maciel Filho, Nicomedes Domingos Borges, Luiz  Cláudio Veiga Braga, Itamar de Lima, José Carlos de Oliveira, Delintro Belo de Almeida Filho, Marcus da Costa Ferreira, Wilson Safatle Faiad (participação on-line), Fábio Cristóvão de Campos Faria, Eudélcio Machado Fagundes, Sérgio Mendonça de Araújo, Roberto Horácio de Rezende, Reinaldo Alves Ferreira, Fabiano Abel de Aragão Fernandes, Vicente Lopes da Rocha Júnior, Fernando de Castro Mesquita, Eliseu José Taveira, Adegmar José Ferreira, José Proto de Oliveira, Wilton Muller Salomão, Aureliano Albuquerque Amorim, Sival Guerra Pires, José Carlos Duarte, Rodrigo de Silveira, Paulo César Alves das Neves, Eduardo Abdon Moura, José Ricardo Marcos Machado, Fernando de Mello Xavier, Alexandre de Morais Kafuri, Altair Guerra da Costa, William Costa Mello, Héber Carlos de Oliveira e os desembargadores aposentados Alan Sebastião de Sena e Carlos Escher.

E, ainda, os juízes substitutos em segundo grau, Sirlei Martins, Maria Cristina Costa Morgado, Iara Márcia Franzoni de Lima Costa, Stefane Fiúza Cançado Machado,  Antônio Cézar Pereira Meneses, Gilmar Coelho, Murilo Vieira de Faria, Ricardo Prata; os juízes auxiliares da Presidência, Aldo Sabino, Lídia de Assis e Souza, Marina Buchdid e Reinaldo Dutra; e os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça, Gustavo Assis, Soraya Fagury Brito e Marcus Vinícius de Oliveira.


Também presentes à solenidade, o sub-procurador-geral do Estado de Goiás, Alexandre Félix Gross; o procurador de justiça, Aylton Vechi; o major Rogério Cietto, do comando de Operações Especiais, representando o general da Brigada, André Lúcio Ricardo; o titular do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da 2ª Circunscrição de Goiânia, Antônio do Prado; o tabelião do 1º Cartório de Protesto, Registro de Títulos e Documentos, Naurican Ludovico;


Familiares

Muitos familiares da desembargadora Rozana Camapum prestigiaram a solenidade. Entre eles, a mãe, Julieta Fernandes Camapum, o esposo Euler Souza, os irmãos Fernando, Rozângela, Vilanir de Alencar Camapum, os filhos Larissa e Emilson José, a nora Natália e o genro João Pedro. (Texto: Carolina Dayrell e Karinthia Wandereley/ Fotos: Wagner Soares e Lara Vitória- Centro de Comunicação Social do TJGO) Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: