A desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, que comandou durante seis anos a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), destacou os feitos da unidade na 6ª Edição do programa “Mulheres Mudam o Mundo”, do Tribunal de Contas do Município de Goiás (TCM-GO), iniciada nesta terça-feira (7), no Auditório do Sesc Cidadania. Ela foi uma das homenageadas no evento, em razão de seu trabalho frente a Coordenadoria e para o combate à violência contra a mulher.

Sandra Regina (foto acima) falou do sucesso das iniciativas implementadas pela Coordenadoria da Mulher em suas gestões e de como a educação pode alterar as estatísticas relacionadas à Lei Maria da Pena. “Foram várias iniciativas implementadas e todas muito bem recebidas e bem-sucedidas, porque a sociedade está sedenta disso. Mas, quando me pedem para citar pelo menos uma das várias, gosto de falar do projeto Lei Maria da Penha na Escola”, observou a desembargadora, para quem “é essencial educar as crianças para um futuro em que o respeito à mulher, sob todos os aspectos, seja uma realidade, não uma luta”.

Ela relatou aos presentes que, nesse primeiro programa implementado pela Coordenadoria, as crianças eram instruídas sobre os direitos das mulheres e os meninos orientados a compreender que as meninas, futuras mulheres, tinham as mesmas capacidades que eles e que jamais poderiam ser desrespeitadas, seja física ou psicologicamente. “O efeito é tão prático que, certa vez, um garoto que participou do projeto na escola, cujo pai batia na mãe, denunciou o caso e avisou seu pai de que aquilo era errado, era crime. Esse tipo de evento nos faz ter certeza de que todas as iniciativas são valiosas para a mudança da sociedade”, comentou.

Além da desembargadora, também foram homenageadas a secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Ieda Leal; a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Sucena Humm, e a jornalista da TV Serradourada, Luciana Finholdt (foto abaixo).

Luta
O presidente do TCM-GO e vice-presidente executivo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Joaquim de Castro (foto abaixo), falou de seu reconhecimento não apenas pelas conquistas históricas das mulheres mas, também, da luta que ainda enfrentam na jornada diária até os dias atuais, em busca de paridade. Ele saudou as homenageadas, ressaltando as realizações de cada uma delas e citou Cora Coralina. “A luta de vocês é contínua e eu, como homem, reconheço e aplaudo. Vocês são grandes guerreiras, bravas, empreendedoras em vários sentidos da vida”.

Antes de chamarem Sandra Regina para fazer seu discurso, foi lido um breve resumo de sua trajetória profissional. Graduada em Administração, Contabilidade e Direito, a desembargadora iniciou sua carreira na magistratura passando por diversas comarcas no interior do Estado. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de juíza corregedora em Goiás. Promovida em 2011 a juíza de Direito em Segundo Grau, tomou posse em 2013 no cargo de desembargadora. Além de ter ocupado por seis anos a Presidência da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, é membro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica. “Não foi nada fácil chegar até aqui”, afirmou Sandra Regina. “É um fato: a mulher que quer chegar longe tem de ter coragem porque, sim, em geral ela lida com filhos, com casa, com família, fora do ambiente profissional. É uma jornada exaustiva, que exige muita persistência”. (Texto: Patrícia Papini/Fotos: Acaray Silva/Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: