O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é um dia para reverenciarmos a singularidade e a importância desta data para todas as mulheres, por suas jornadas de reconhecimento e celebração. No entanto, mesmo sob a luz deste dia significativo, não podemos fechar os olhos para as sombras que ainda pairam sobre elas: a desigualdade arraigada, a violência que se esconde nas rotinas familiares, que são raízes persistentes do machismo estrutural. São batalhas diárias contra uma cobrança desleal que pesa sobre seus ombros, uma luta incessante pela dignidade, pela voz e pelo espaço dos quais são merecedoras.

 No Poder Judiciário de Goiás, contudo, estamos pavimentando caminhos e esperança, com avanços que celebram e fortalecem a presença feminina. Desde o início da gestão, foi colocada a equidade de gênero como meta, trazendo um equilíbrio inédito entre juízas e juízes que auxiliam na Presidência. A direção das três comarcas mais importantes do Estado, em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, está nas mãos de magistradas. Além disso, a Secretaria Geral do Tribunal é liderada por uma mulher e a aprovação recente de resolução que assegura a paridade de gênero no acesso de magistradas ao TJGO, além de apoiar as mulheres que têm filhos na primeira infância, marcos de uma gestão onde a influência e o poder femininos são reconhecidos e celebrados.

 Neste dia de homenagem e reflexão, dirigimos nossos mais sinceros parabéns às magistradas e servidoras do Judiciário goiano, pilares de nossa Justiça, cuja resiliência, sabedoria e liderança são a força motriz para a transformação que buscamos. Que este dia seja um lembrete de uma jornada contínua para garantir que cada mulher, em cada esfera, seja vista, ouvida e respeitada, construindo o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Desembargador Carlos França
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

  •    

    Ouvir notícia: