Um aumento de 16% nos novos casos de violência doméstica e familiar foi registrado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás entre os anos de 2022 e 2023. Em 2022 foram catalogados 24.954 novos processos de violência doméstica e familiar, enquanto em 2023 foram contabilizados 29.042 novos processos dessa natureza. Somente em Goiânia, mais de 4 mil casos foram computados pela Justiça apenas em 2023. Outros municípios que também registraram um aumento expressivo foram Aparecida de Goiânia e Rio Verde.

Com o objetivo de reduzir essas estatísticas, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar, promoveu durante toda a semana a 26ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa. Este ano, os esforços foram voltados para o interior, onde grande parte da ação aconteceu. A abertura foi realizada na comarca de Caldas Novas, enquanto o encerramento, nesta sexta-feira (8), será em Itumbiara.

Além dos números divulgados pelo TJGO, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou na quinta-feira (7), às vésperas do Dia Internacional da Mulher, uma pesquisa sobre os números de feminicídio no Brasil. De acordo com o estudo, em 2023, quatro mulheres foram vítimas de feminicídio por dia no País, sendo as regiões Centro-Oeste e Norte com os maiores casos. O Centro-Oeste com 2 mortes por 100 mil mulheres e a Região Norte, com 1,6 mortes por 100 mil mulheres.

Para a juíza Marianna de Queiroz (foto abaixo), esses dados deixam evidente a principal causa da violência de gênero, que é o machismo. “Nós precisamos quebrar esse mal pela raiz. Todos nós [homens e mulheres] precisamos parar esse ciclo de violência e de machismo e isso vem por meio da conscientização e da punição”, pontuou a magistrada.

Segundo ela, os dados reforçam ainda mais a importância da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, uma vez que a iniciativa evidencia nacionalmente o problema. “O machismo precisa ser atacado em duas frentes. De um lado, a prevenção e a educação; do outro, nós precisamos punir, precisamos atuar no Judiciário”, observou.

A magistrada ainda ressaltou que os números demonstram também que cada vez mais mulheres estão denunciando e não se calando perante os cenários de violência. “Esse aumento dos casos de violência em todo o Brasil nos últimos anos denota justamente que as mulheres estão cada mais vez mais conscientes sobre esse tipo inaceitável de violência”, pontuou.

Semana
Durante o ano, são promovidas três edições da Semana, sendo a primeira realizada em março, na semana do dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. O objetivo é debater as questões de violência de gênero, conscientizar a população sobre como agir e prevenir estes casos, além de priorizar o andamento desses processos e dar uma resposta ágil para essas vítimas. A 26ª edição encerra-se neste Dia Internacional da Mulher, após uma programação extensa de palestras, rodas de conversa e visitas a centros femininos no interior. (Texto: Agnes Geovanna – Centro de Comunicação Social do TJGO).

 

  •    

    Ouvir notícia: