Encerrando a programação da 26ª edição da Semana Justiça Pela Paz em Casa, a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, 2ª vice da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJGO, participou de ações e acompanhou iniciativas em Itumbiara, que visam a conscientização acerca da violência doméstica e apoio às vítimas, nesta sexta-feira (8), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

A primeira agenda do dia foi acompanhar as ações na Casa da Mulher. A iniciativa é fruto da articulação da Rede de Proteção à Mulher de Itumbiara. Durante todo o dia, foram oferecidas atividades como aulas de culinária, atendimento médico, aferição de pressão arterial, massagem e atividades recreativas para crianças. Acompanharam a desembargadora Sandra Regina, o desembargador José Paganucci Júnior e a juíza da 1° Vara Criminal da comarca, Natácia Lopes Magalhães.

Em seguida, a desembargadora foi ao fórum da comarca de Itumbiara, acompanhada dos magistrados e do promotor de Justiça e membro do Núcleo de Gênero do MPGO, José César Naves, para conhecer de perto o trabalho dos Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e seu espaço físico. O grupo conheceu a sala onde acontecem as reuniões dos grupos reflexivos para autores de violência doméstica, a qual foi equipada com móveis e material provenientes de penas pecuniárias da comarca. Atualmente, Itumbiara conta com 15 grupos reflexivos visando a responsabilização, reeducação e prevenção da violência de gênero.

Segundo a desembargadora Sandra Regina Teodoro, Itumbiara tem se destacado pelos números positivos. Desde a implantação dos grupos reflexivos em 2021 até hoje, já foram atendidos cerca de 919 homens. Além disso, de acordo com dados, o índice de reincidência é 1,7% dos participantes. “Os números apresentados mostram que há resultados. Itumbiara tem se destacado por essas ações e o Poder Judiciário conta com o apoio de todos para conseguirmos combater a violência doméstica”, frisou, ao completar que é um grave problema social que atinge milhões de mulheres.

O desembargador José Paganucci Júnior relembrou o tempo em que foi juiz na comarca e destacou que, para evitar a violência doméstica, é fundamental contar com a parceria e engajamento de toda rede de proteção. “Os números só diminuem por causa dessa união entre os Poderes”, afirmou. A juíza da 1° Vara Criminal da comarca, Natácia Lopes Magalhães, destacou a importância do rompimento do ciclo de violência familiar e colocou a Justiça local à disposição de todas as mulheres.

O promotor de Justiça, José César Naves, também fez questão de agradecer o empenho do Poder Judiciário na luta pela causa da mulher. O delegado de Polícia Ricardo Chueire informou que tramitam na delegacia cerca de 90 inquéritos por mês na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Itumbiara. “Parcerias são importantes e a do Judiciário é fundamental para o nosso trabalho”, destacou.

O prefeito Diones Araújo parabenizou o TJGO pelo apoio e agradeceu a atenção dispensada ao município. “Essa união traz segurança para as mulheres de Itumbiara”, salientou, ao completar que a Casa da Mulher tem o apoio de 114 empresas.

Escola

À tarde, a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis e os integrantes da coordenadoria da Mulher do TJGO Daniele Rodrigues, Mara Cristina e Carlos Gonçalves estiveram na Escola Municipal Manoel Theodoro Ribeiro. Na visita, foi apresentado à equipe da Coordenadoria o resultado do projeto Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola, de iniciativa do TJGO, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Coordenação Regional de Ensino.

A desembargadora avaliou como positivo o resultado, conversou com professores, coordenadores e alunos. Além disso, ela destacou a importância de abordar a Lei Maria da Penha junto à rede de ensino fundamental no combate e prevenção à violência doméstica contra a mulher. Galeria (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: