A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) e a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) realizaram, nesta sexta-feira (8), programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, para magistradas e servidoras do TJGO.

Com o tema “Inspire-se e celebre: mulheres do TJGO”, o evento contou com palestras e apresentações musicais, realizadas no Auditório da Ejug. Já no estacionamento térreo do Tribunal foram oferecidos serviços de aferição de pressão e de glicemia, além de feira com artigos diversos. A abertura, realizada no período da manhã, contou com a presença do chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, do vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson, e do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim. A mesa diretiva do evento foi composta apenas por mulheres: a vice-presidente da Ejug, desembargadora Alice Teles de Oliveira; a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França; a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Marina Buchdid; a juíza substituta de segundo grau, Iara Franzoni, e a diretora de Gestão de Pessoas, Wanessa Oliveira Alves.

A a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França relembrou as raízes históricas do 8 de março – a manifestação de operárias em uma fábrica de Nova York, nos Estados Unidos, por melhores condições de trabalho e a onda de protestos encabeçada por mulheres russas contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. “É um dia para enaltecer essas tantas que vieram antes de nós e que lutaram tanto”, frisou. Ela citou, ainda, o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como uma ferramenta para garantir direitos. “Nós, no Judiciário, temos todos os dias a oportunidade de ver mulheres lutando para receber pensão alimentícia, pela guarda dos filhos e, em muitos casos, somos obrigadas a julgar sob uma perspectiva de gênero porque não temos, de fato, uma igualdade”, explicou.

Já desembargadora Alice Teles de Oliveira frisou que o 8 de março é uma ocasião, também, para reflexão e para o reconhecimento à extraordinária contribuição das mulheres à sociedade. “A busca pela igualdade é um compromisso coletivo para superar desigualdades persistentes. Vamos nos unir na promoção desses ideais, assegurando que cada mulher seja agente de sua própria história. Nossa celebração não é apenas para reconhecer as adversidades passadas, mas também para renovar o compromisso de combater desigualdades”, conclamou.

A igualdade de gênero também foi abordada pela juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Marina Buchdid, que enfatizou a atenção da atual gestão do TJGO para com a temática. “Existe uma preocupação muito grande com a paridade de gênero e com a inclusão das mulheres, magistradas e servidoras nos nossos projetos e iniciativas”, afirmou. A magistrada citou a Resolução 247, aprovada pelo Órgão Especial do TJGO em janeiro deste ano, que, além de regulamentar a igualdade de gênero no acesso de magistradas ao segundo grau, conforme solicitado pelo CNJ, determinou que a paridade já comece com as juízas substitutas de segundo grau. Ela destacou, ainda, que os três maiores Foros de Goiás – Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis – são dirigidos por mulheres. “Nós fizemos um levantamento e existe uma equiparação entre mulheres diretoras do Foro no Estado de Goiás como um todo, além de uma série de outras ações, como auxílio-creche e creche para servidoras”, enumerou.

Bem-estar
No período da manhã, as participantes do evento acompanharam a palestra “Neurociência para felicidade e bem-estar”, ministrada pela PhD em Inovação e Neurociência Aplicada, Solange Mata Machado. Com uma formação inicial em Engenharia Eletrônica, ela atuou por mais de três décadas na carreira executiva, com passagens por cargos de direção e de presidência de empresas nacionais e internacionais. “Em 2008, dirigindo uma empresa francesa aqui no Brasil, tive um burnout (esgotamento) e precisei me reinventar”, recordou. Após esse episódio, Solange trocou o mercado pela academia. Fez mestrado e doutorado em processos organizacionais de inovação e, instigada pelo conceito de mindset, atitude mental para enfrentar a vida, ingressou no pós-doutorado para estudar neurociência. “O avanço das tecnologias nos últimos dez anos tem trazido para nós informações absolutamente relevantes, com explicações profundas de que nós podemos ser construtores da nossa vida, que nós temos escolhas, e a felicidade é uma escolha”, observou. Ao apresentar as capacidades do cérebro, como a chamada neuroplasticidade, por meio da qual é possível produzir novos aprendizados, e a epigenética, em que o ambiente ativa os genes herdados, a palestrante defendeu ser possível “lapidar” o cérebro para o bem-estar.

 

Confira a palestra completa no canal da Ejug

No período da tarde, a estrategista de imagem Estela Daia falou sobre “a imagem pessoal e a autoestima da mulher”. “Comunicação não verbal é a nossa imagem. Nós estamos o tempo todo nos comunicando também com a nossa aparência, e somos julgados o tempo todo”, observou. Estela lembrou que, muitas vezes, as múltiplas jornadas das mulheres impedem que o cuidado consigo mesmas seja uma rotina. "Por que tenho que deixar para depois? Não temos! É a nossa saúde mental, nossa autoestima. Somos nós e nosso espelho", ensinou.

A Ejug e a DGP sortearam uma servidora do TJGO para passar por um reposicionamento de imagem com o auxílio de Estela Daia. De acordo com o objetivo de imagem que a servidora Laylla Nayanne desejava transmitir, a profissional trabalhou um novo cabelo e maquiagem. “Estou encantada com a minha nova versão. Muito obrigada””, disse.

Apresentações
A programação do Dia Internacional da Mulher também abriu espaço para a cultura e para a ludicidade. No período da manhã, o Trio de Cordas recepcionou o público no Auditório da Ejug. À tarde, o Coral Vozes da Justiça, coordenado pela Ejug, apresentou canções alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Os coristas – magistrados, servidores e terceirizados – são comandados pelos musicistas Elen Lara e Damon Farias. O encerramento do evento contou com a apresentação dos músicos Alexandre Sanfoneiro e Denis Violeiro, no estacionamento térreo. No corredor de acesso à Ejug, todo o público pode conferir a exposição de fotos “Mulheres no Poder” e, ainda, registrar as próprias imagens em um espelho posicionado no local. As participantes do evento também concorreram a brindes.

Presenças


Marcaram presença na abertura do evento a juíza substituta em segundo grau, Sirlei Martins da Costa, a Coordenadoria da Mulher, representada pela servidora Morgana Rodrigues dos Santos, e a coordenadora executiva da Ejug, Eunice Machado Nogueira.

  •    

    Ouvir notícia: