Visando fortalecer a integração dos Poderes, enfatizar a importância do olhar atento, acolhedor e humanizado para as mulheres que se encontram em situação de fragilidade, é que a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), promoveu, nesta segunda-feira (11), o seminário sobre Atenção às Mulheres em Situação de Violência Doméstica. O encontro, que contou com mais de 300 alunos, oficiais e praças do Corpo de Bombeiros de Goiás, foi realizado no auditório Desembargador José Lenar, no prédio do Poder Judiciário goiano.

Compuseram a mesa diretiva a juíza Marianna de Queiroz Gomes, coordenadora da Coordenadoria da Mulher do TJGO; a major Dyrlene Seixas, comandante do Batalhão Maria da Penha; o subcomandante Geral do CBMGO, coronel Pablo Frazão; a defensora pública Tatiana Bronzato; a assessora técnica do gabinete de Políticas Socais, Wiara Pimenta; a deputada federal, Flávia Morais, e o presidente da Assof-GO, Allan Pereira Cardoso.

Abertura

Durante a abertura do evento, a juíza Marianna de Queiroz (foto abaixo) falou da importância do seminário, ao afirmar que a violência doméstica contra a mulher cresceu após a pandemia. Conforme ela, o Brasil é o 5º país do mundo com maior número de feminicídio e, também, de pessoas trans, bem como comentou que o Brasil é o País onde mais morrem pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. “A violência contra mulher tem aumentando consideravelmente. Para isso, é preciso trabalhar três eixos, inclusive a prevenção, pois não podemos nos calar. Fica aqui meu convite para a reflexão”, frisou. O subcomandante Geral do CBMGO, coronel Pablo Frazão, por sua vez, cumprimentou os presentes e reforçou ser indispensável abordar o tema.

“A ideia aqui é não só falar sobre o assunto para os oficiais, mas quebrar esse paradigma para aqueles que estão entrando na corporação, já que vão atender muitas vítimas de violência doméstica”, comentou. A defensora pública Tatiana Bronzato parabenizou a organização, momento em que pontuou a relevância da assistência da rede. A major Dyrlene Seixas destacou a rede pode garantir a segurança, mas, além disso, o acolhimento as vítimas. No decorrer da programação, a juíza Marianna de Queiroz foi homenageada com a Moeda Institucional do Corpo de Bombeiros, que simboliza a parceria dos outros órgãos com os Corpos de Bombeiros em prol da sociedade.  

Palestras

A juíza Sabrina Rampazzo (foto abaixo), titular do Juizado de Violência e Familiar contra a Mulher da comarca de Jataí, falou sobre a lente de gênero na atenção à mulher em situação de violência, quando comentou sobre como deve ser feito o atendimento sob o paradigma dela, tendo por objetivo interferir sobre os índices de violência doméstica. “Vou buscar trazer aqui um olhar humanizado, diferenciado e acolhedor para que os bombeiros, durante sua atuação, possam perceber porque a mulher age daquela forma, o medo que elas sentem. Isso faz com que eles entendam melhor o comportamento delas”, frisou.

Enquanto isso, a juíza Marianna de Queiroz Gomes ministrou sobre a importância da Lei Maria da Penha para a proteção e garantia dos direitos das mulheres. Segundo ela, a capacitação prevê que os profissionais tenham formação específica de perspectiva de gênero e como atender essas ocorrências. “Esse tema merece destaque, respeitando a vítima e punindo o agressor", frisou. Para a major Joyce, uma das organizadoras do evento, a iniciativa visa proporcionar um atendimento humanizado as vítimas, tendo um olhar diferenciado, acionando a rede de enfrentamento para encaminhar a vítima para as demais instâncias para terem sensibilidade, respeito e não julgarem a vítimas.

A  programação do evento, que deverá ser encerrado no fim da tarde desta segunda-feira, inclui ainda palestras com a major Dyrlene, comandante do batalhão Maria da Penha, que abordará sobre o atendimento pela autoridade policial da PM e do CBMGO; da comandante Sol, da Patrulha Mulher Mais Segura da GCM, sobre atendimento pela autoridade GCM; da perita Mariana Mota, da PTC, que ministrará palestra sobre o atendimento pela autoridade PTC, e da delegada titular da 1ª DEAM, Ana Elisa, sobre as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher e o atendimento pela autoridade policial.

O seminário encerrará com a participação da superintendente da Mulher da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), Mariana Gidrão, que falará na ocasião sobre a atuação em Rede: somando esforços para romper com o ciclo da violência e políticas públicas, e de Vanessa Inácio, membro do comitê permanente para questões da mulher e da diversidade (CPMD), do Corpo de Bombeiros de Goiás, que apresentará sobre o fluxograma de atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. Veja galeria (Texto: Acaray Martins/fotos: Gusthavo Crispim – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: