O Rio de Janeiro tornou-se a capital brasileira do Judiciário estadual nesta quarta-feira (13), ao dar início ao 10º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O evento, realizado no Palácio da Justiça, visa promover um diálogo construtivo sobre as práticas, desafios e estratégias que moldarão o futuro do Poder Judiciário no país. O encontro foi aberto pelo presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Cardozo, que também é vice-presidente de relacionamento institucional do Conselho e anfitrião do evento.

Na cerimônia de abertura, o presidente Carlos França ressaltou a importância da união e do compartilhamento de conhecimento entre os tribunais estaduais. "Hoje, mais do que nunca, é essencial que compartilhemos nossas experiências e desafios para fortalecer o Poder Judiciário brasileiro. Estamos aqui para aprender uns com os outros e para traçar caminhos que nos levem a uma justiça mais eficaz e acessível para todos os brasileiros", afirmou França.

O presidente do Consepre ainda agradeceu a acolhida do anfitrião do encontro, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). "Destaco o cuidado e o zelo do presidente Ricardo Cardozo para receber os colegas presidentes. Agradeço imensamente ao presidente Ricardo Cardozo, nosso estimado anfitrião, por nos receber na bela cidade do Rio de Janeiro, e a cada um dos colegas presidentes por sua valiosa participação neste 10º Encontro do Consepre. Sua dedicação e comprometimento em se deslocarem até aqui refletem a importância que todos atribuímos à colaboração e ao compartilhamento de conhecimentos e experiências dentro do nosso Poder Judiciário."

O presidente do TJRJ ressaltou a importância do Rio de Janeiro como sede do evento. "O Rio de Janeiro não é apenas um cenário deslumbrante; é também um lugar de encontro para mentes brilhantes que buscam promover mudanças significativas no nosso país. Este encontro é uma prova disso", disse o desembargador Ricardo Cardozo.

Ainda na cerimônia, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao se dirigir aos presidentes de tribunais, falou das belezas do Rio de Janeiro. "Tenho certeza de que o Rio de Janeiro irá inspirar os senhores. Que esse encontro seja muito proveitoso!", desejou o prefeito.

Já o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ressaltou a importância da harmonia e da parceria respeitosa entre os poderes ao elogiar o líder do Judiciário carioca. "Juntos conseguimos avançar. E o desembargador Ricardo Cardozo tem sido um ponto de equilíbrio nesse tempo de diálogo que vivemos. Desejo boas-vindas a todos e que sejam felizes no Rio", declarou o governador.

A programação do encontro continua nesta quinta-feira, com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, abrindo a sequência de palestras com o tema "Os desafios do Poder Judiciário no novo milênio". Já nesta sexta-feira o 10º Consepre receberá o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, que será homenageado pelo Conselho.

Compuseram a mesa da cerimônia, além dos citados, as seguintes autoridades: o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador Guilherme Calmon; a defensora pública-geral do Estado do Rio, Patrícia Cardoso; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Márcio Pacheco; a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad; o subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais do Estado do Rio, Marlon Cordovil; o subprocurador-geral do Estado do Rio, Rogério Guimarães; e o procurador-geral do Município do Rio, Daniel Bucar.

Compareceram ainda a vice-presidente do Consepre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini, presidente do TJAC; o presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, vice-presidente de inovação e tecnologia do Consepre; o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; a presidente do TJPA, desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos; o presidente do TJPE, desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto; o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva; o presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto; o presidente do TJCE, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva; o presidente do TJPI, desembargador Manoel de Sousa Dourado; o presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia; a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge; o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; o presidente do TJDF, desembargador José Cruz Macedo; o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins; o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho; o presidente do TJRR, desembargador Jésus Rodrigues do Nascimento; o presidente do TJAP, desembargador Adão Carvalho; o vice-presidente do TJSE, desembargador Gilson Felix dos Santos, representando o presidente do TJSE; a vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Maria Ribeiro Prudente; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Ana Cristina Peternella França; e a ex-presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena.

Equipe do TJGO: Também participam do 10º Encontro do Consepre, a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva;  a secretária-geral, Dayhenne Mara Martins; e o diretor de Cerimonial e Relações Públicas, Roberto Nascimento. 

  •    

    Ouvir notícia: