O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, participou, na tarde desta quinta-feira (21), da solenidade de comemoração dos 80 anos da Polícia Federal (PF). Na ocasião, ele foi agraciado com a medalha comemorativa da celebração. O evento foi realizado no auditório do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

As medalhas foram concedidas às autoridades reconhecidas pela Polícia Federal pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás, em atuação e cooperação com a instituição. A honraria foi confeccionada pela Casa da Moeda do Brasil e integra o Clube da Medalha do Brasil.

“É com muita honra e satisfação que participo da celebração dos 80 anos da Polícia Federal, instituição que presta relevantes serviços à sociedade e que conta com elevada credibilidade no Brasil”, destacou Carlos França, que parabenizou todos os integrantes da Polícia Federal na pessoa da sua superintendente regional, Marcela Rodrigues de Siqueira. Ele também ressaltou a alegria de receber a medalha comemorativa como reconhecimento da corporação. “Queremos avançar com a histórica parceria entre o Poder Judiciário estadual e a Polícia Federal para a efetividade do sistema de justiça e o aprimoramento da prestação jurisdicional”, frisou Carlos França.

Também presente à solenidade, o governador em exercício, Daniel Vilela, elogiou o trabalho da superintendente Regional da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues de Siqueira, e ressaltou a integração da administração estadual com as forças de segurança. “É uma alegria comemorar os 80 anos de uma instituição que trabalha com seriedade e goza de credibilidade e respeito da população”, disse Daniel Vilela.


Para a superintendente Regional da PF em Goiás, Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente, a parceria e o apoio interinstitucional têm sido essencial ao trabalho da Polícia Federal. “A colaboração e o auxílio mútuo são fundamentais para enfrentarmos juntos os desafios do combate à criminalidade”. Ela falou sobre a transformação organizacional da corporação, que incluem mecanismos de transparência, participação social e modernização da PF.

 

Consolidação da instituição

A corregedora-geral da Polícia Federal, Helena de Rezende, elogiou a representatividade da superintendente Regional da PF em Goiás e destacou a importância da integração entre as instituições para a democracia. “Embora a gente reconheça todo processo de evolução da PF nesses 80 anos, queremos comemorar a consolidação e solidificação da corporação e a demonstração de que a instituição é produto do Estado Democrático de Direito”.

Durante a cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto, entregou à superintendente Regional da PF em Goiás, delegada Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente, a Comenda Berenice Artiaga, uma das mais altas honrarias da Alego, que homenageia mulheres com atuação destacada na sociedade.

Além do chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, compuseram a mesa diretiva da cerimônia, o governador em exercício Daniel Vilela; a superintendente Regional da PF em Goiás, delegada Marcela Rodrigues; o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto; a corregedora-geral da PF, Helena de Rezende, na ocasião representando o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima; o procurador-geral de Justiça do Estado, Cyro Terra; o senador Wilder Morais; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Alpiniano do Prado Lopes; o procurador da República em Goiás, Hélio Telho Corrêa Filho; o general de brigada do Exército Brasileiro, André Lúcio Ricardo Couto; o secretário de Segurança Pública de Goiás, coronel Renato Brum; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara; e o superintendente do Centro Cultural Oscar Niemeyer, Diego Moura.


Histórico da PF

A edição do Decreto-lei n° 6.378/1944 transformou a Polícia Civil do Distrito Federal em Departamento Federal de Segurança Pública, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Em 1960, com a inauguração da nova capital, a estrutura organizacional foi transferida para Brasília, quando, em 1967 foi renomeada como Departamento de Polícia Federal.

As competências da corporação foram redefinidas pela Constituição Federal de 1988. Atua na apuração de crimes contra bens, serviços e interesses, prevenção e repressão ao tráfico de drogas, contrabando, e nas funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, como também no controle migratório. A instituição exerce ainda o controle de armas de segurança privada e de produtos químicos, entre suas funções de polícia administrativa.


Presenças

Também estiveram presentes na solenidade, o defensor público-geral do Estado, Tiago Gregório; a juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães; a chefe da Divisão de Inteligência do TJGO, delegada Sabrina Leles; o juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Adenir Teixeira Peres Júnior; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF), Tiago Queiroz; o procurador regional eleitoral em Goiás, Marcello Wolff; as deputadas federais Adriana Accorsi e Marussa Boldrin; o deputado federal Jeferson Rodrigues; o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz; o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda; a procuradora-chefe da União em Goiás, Silvia Maria Chemet Kanso; o diretor-geral de Diretoria Geral de Polícia Penal (DGPP), Josimar Pires Nicolau; a secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; o consultor jurídico da União em Goiás, Enéas Vieira Pinto Júnior; os deputados estaduais Wagner Camargo e Eduardo Prado, e o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo. (Texto: Carolina Dayrell/ Fotos: Luis Ricardo- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: