Com mais de 80 mil audiências realizadas, o programa Acelerar Previdenciário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) registrou grande produtividade nos últimos dez anos, totalizando mais de 80 mil audiências e quase R$ 1 bilhão em benefícios pagos aos beneficiários, como resultado das sentenças proferidas. A iniciativa, destinada a otimizar e acelerar o julgamento de demandas repetitivas por meio de mutirões de audiências previdenciárias, já promoveu quase 500 edições, contando com a participação de centenas de magistradas, magistrados e servidores do Judiciário goiano.

Em 2023, o programa alcançou R$ 155 milhões em benefícios pagos, fruto de mais de 8 mil audiências realizadas em 46 comarcas ao longo do ano, com a contribuição de 82 magistradas e magistrados, além de dezenas de servidoras e servidores. No ano de 2024, mais de 500 atos processuais já foram realizados, com o envolvimento de 21 magistradas e magistrados e do corpo funcional do TJGO.

O chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, enfatizou a importância do Acelerar Previdenciário como um veículo de justiça social, destacando sua eficiência no julgamento e na conclusão dos processos. "O Acelerar Previdenciário demonstra o nosso compromisso com a entrega de justiça de forma efetiva e ágil. Quero expressar minha gratidão a todas as magistradas, a todos os magistrados e ao dedicado corpo funcional do TJGO, cuja participação essencial nos permitiu alcançar resultados tão significativos para a sociedade", declarou o presidente do TJGO.

Justiça rápida e acessível

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência responsável pelo programa, Reinaldo de Oliveira Dutra, "esse esforço conjunto é um marco na nossa busca contínua por uma justiça rápida e acessível para todos". O magistrado ainda agradeceu o apoio da servidora Luciana Gonçalves Tolêdo Paiva e dos servidores Adilson Canedo Machado e Ariston Jorge Meireles, que atuam no projeto.


Núcleo de Audiências Concentradas

O programa Acelerar Previdenciário está vinculado ao Núcleo de Audiências Concentradas e ligado à Secretaria Geral da Presidência. A secretária geral da Presidência, Dayhenne Mara Martins, destacou a importância dessa estrutura do núcleo para o sucesso do programa: "Existe um grande comprometimento de toda gestão em manter essa dinâmica de trabalho para continuar proporcionando resultados expressivos no bem que esse programa entrega para população".

  •    

    Ouvir notícia: