O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, abriu, nesta terça-feira (16), na comarca de Goiás, o Programa Justiça Itinerante, comemorativo aos 150 anos do TJGO, acompanhado do corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim, e do vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson. A abertura da 6ª edição do programa, que tem como objetivo ampliar o acesso à justiça em comunidades distantes dos centros urbanos e em populações vulneráveis, foi marcada de homenagens na cidade que foi a primeira capital do Estado e a primeira sede do Poder Judiciário.

“Esses 150 anos de história do Tribunal de Justiça goiano começam aqui. E hoje o nosso Poder Judiciário, composto por magistradas e magistrados, servidoras e servidores de reconhecida competência, dá continuidade a essa história. Nada melhor que, em um ato de comemoração aos 150 anos do TJGO, poder cumprir a Constituição Federal e prestar serviços à sociedade”, afirmou França.

O presidente do TJGO agradeceu os parceiros do Sistema de Justiça e todos aqueles que, de alguma forma, contribuem para a realização do Justiça Itinerante na pessoa da coordenadora do programa no TJGO, juíza auxiliar Marina Buchdid. Nessa edição, mais de 750 famílias de 30 assentamentos da comarca serão beneficiados com serviços ofertados pela Justiça Estadual, Justiça Federal, Ministério Público do Estado de Goiás, Defensoria Públicas do Estado e da União, Governo de Goiás, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18), Ministério Público do Trabalho em Goiás, Polícia Civil, Instituto Nacional do Seguro Social, Caixa Econômica, SESC-GO, Universidade Federal de Goiás- UFG e prefeitura da cidade de Goiás.

O chefe do Poder Judiciário Estadual recebeu o título de cidadão Vilaboense proposto pelos vereadores Sidney Antônio Rosa e Fabrício Godinho Martins. Ele também foi agraciado com uma placa entregue pelo presidente da Subseção da OAB da Cidade de Goiás, pelos relevantes serviços prestados à frente da presidência do Poder Judiciário. “Hoje, particularmente, é um dia de muita alegria, porque ser filho desta terra me enche de orgulho, de emoção e de maior responsabilidade. Se eu já tinha a cidade de Goiás no coração, eu olharei ainda com mais atenção, pois sei da história dessa terra de Cora e do Rio Vermelho, da história dessa gente de bem e cheia de valores”, afirmou o presidente do TJGO, que compartilhou a homenagem com todos os desembargadores, magistrados de 1o grau e servidores do TJGO, oportunidade em que nominou os colegas do TJGO e juízes e juízes presentes.

O presidente do TJGO agradeceu também à Subseção da OAB da Cidade de Goiás pela placa concedida em razão dos serviços prestados como presidente do TJGO e também a todo o sistema de justiça, sem o qual – ele observou – a justiça não poderia ser entregue.

Passado, presente e futuro


O vice-presidente do tribunal e presidente da Comissão do Sesquicentenário do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira, afirmou que o Justiça Itinerante é o resultado de uma enorme parceria em que todos colaboram para a prestação de serviços públicos para aqueles que mais necessitam. Ele ressaltou ainda a importância da volta do TJGO para prestar serviços para a sociedade onde sua história começou. “Tudo começou aqui na cidade de Goiás e, hoje, o TJGO volta trazendo dois selos diamantes e estamos caminhando para o terceiro. Isso devido a uma administração arrojada e corajosa, que respeita o passado, trabalha no presente e vê o futuro”, destacou.

 

A juíza auxiliar e coordenadora do programa Justiça Itinerante, Marina Buchdid, agradeceu a todos os presentes e frisou que estar à frente desta pasta é um privilégio. “O que vemos aqui é que pessoas precisam de pessoas. E é assim que é a liderança do nosso presidente, que se preocupa com o jurisdicionado e em levar de forma mais empática possível o serviço do Justiça Itinerante. É o momento em que todos se abraçam e vem aqui para fazer o melhor, da melhor forma possível para todas essas pessoas”, salientou.

O diretor do Foro da Comarca de Goiás, Eduardo Cardoso Gerhard, afirmou que o programa é um exemplo concreto de como essa cooperação proporciona resultados positivos e tangíveis na vida as pessoas. “Ao unirmos esforços, somos capazes de superar barreiras geográficas e sociais, garantindo que todos tenham acesso aos diversos serviços públicos ofertados pelo Estado, independente de onde vivam”, frisou.

 

O prefeito Aderson Liberato também ressaltou a importância do momento para a cidade de Goiás e agradeceu a todos que participam do programa. “O município, que caminha para os seus 300 anos, tem marcos importantes e ter vocês aqui é um privilégio para nós. Esse evento está condizente com a missão do TJGO, que é promover a cidadania”, frisou, ao parabenizar o TJGO pelos seus 150 anos.


Presidente do TJGO concede medalhas comemorativas aos 150 anos do TJGO

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França concedeu medalha comemorativa aos 150 anos do TJGO a diversas autoridades presentes na abertura do Justiça Itinerante, na comarca de Goiás. A medalha comemorativa pelos 150 anos das Sete Cortes estaduais de justiça criadas pelo Decreto Imperial nº 2342, de 6 de agosto de 1873, faz referência aos tribunais do Pará, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso, que, como o TJGO, também completam 150 anos de história.

Receberam a honraria:

Vice-presidente e presidente da Comissão Sesquicentenário do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira

Corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim

Presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO - Eleito Presidente do
TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga

Desembargador Elizeu José Vieira de Oliveira

Desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas

Desembargador Nicomedes Domingos Borges

Desembargador Brenno Boss Caiado

Juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Marina Cardoso Buchdid

Diretor do Foro da Comarca de Goiás, Eduardo Cardoso Gerhardt

Vice- Coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TIGO, juíza Érika Barbosa Gomes Cavalcante

Juíza da comarca de Goiás, Bárbara Fernandes Barbalho

Juiz da comarca de Anápolis Gabriel Lisboa Silva e Dias Ferreira

Juiz Leonardo de Souza Santos

Prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Liberato Gouveia

Presidente da Subseção da OAB da Cidade de Goiás, Murillo de Oliveira Dantas

Zilwilmar Maria Dantas, presidente da Câmara Municipal de Goiás

Juiz titular da Vara do Trabalho da Cidade de Goiás Representando o Presidente do TRT-
18ª Região, Whatmann Barbosa Iglesias

Promotora da cidade de Goiás, Luciene Maria da Silva Oliveira Otoni

Defensor Público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes

Diretor de Planejamento de Inovação do TJGO, Diego César Santos

Vice-prefeita da Cidade de Goiás, Zilda Lobo

Vereador Sidney Antônio Rosa


Além dos homenageados, estiveram presentes no evento o Conselheiro Seccional da OAB-GO, Reginaldo Ferreira Adorno Filho; o juiz federal em Goiás, Emilson da Silva Nery, a juíza auxiliar do Trabalho da Cidade de Goiás, Andressa Kalliny de Andrade Carvalho; procurador-chefe da Advocacia Geral da União em Goiás; Esmeralda Arcanjo de Aguiar, representante regional da Emater-GO; defernsoras públicas federais Alessandra Sado e Mariana Costa Guimarães; procuradora do Trabalho de Pernambuco, Débora Tito; presidente da Subseção de Itaberaí, Pedro Correa Mendes Neto; coordenadora da equipe de emissão de carteiras de identidade, Gisela Lima; promotor de Justiça e coordenador das Promotorias de Itaberaí, Paulo Henrique Otoni; poetisa Rosa Santana; Cássio Silva Brito, representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social; Breno Borges, presidente da Subseção da OAB de Itumbiara, e Deucídio da Silva Moreira, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da cidade de Goiás.

Também compareceram a diretora do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário da Cidade de Goiás, Laylla Vilarinho; o suplente do deputado estadual, assessor especial da Governadoria do Estado de Goiás, Jean Carlos; diretor de Relações Institucionais da Fecomércio Sesc/Senac Simeyzon Silveira; gerente de identificação da Polícia Civil, Ana Paula Vicente da Conceição; chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Cássio Silva de Brito; subdefensora pública geral do Estado para assuntos administrativos, Mayara Batista Braga, e a primeira-dama do município, Célia Gouveia.

Prestigiaram o evento ainda o juiz federal em Goiás, Emilson da Silva Nery; procurador do Trabalho de Anápolis, Tiago Ranieri de Oliveira; Francisco Antônio Nunes, procurador federal e chefe da Advocacia Geral da União do Estado de Goiás e o vice-presidente da Subseção da OAB da Cidade de Goiás, Gessi James Evaristo da Silva. (Texto: Arianne Lopes e Aline Leonardo - Fotos: Edmundo Marques Neto - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: