A 1ª etapa do novo Portal de Governança em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário do Estado de Goiás já está disponível para acesso. A página reunirá todas as informações relevantes do planejamento em Tecnologia da Informação e Comunicação do TJGO.

De acordo com o diretor de Informática do TJGO, Anderson Yagi, “o intuito principal do Portal de Governança em Tecnologia da Informação é ser um canal pelo qual os magistrados, servidores, órgãos de controle e a sociedade em geral possa se informar acerca das políticas, estruturas, normativos, processos de trabalho e ações relacionadas à governança e gestão de tecnologia da informação”.

O projeto para a criação do novo portal começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2019 pela recém-criada Divisão de Governança e Planejamento de TIC da Diretoria de Informática. Estão previstas três etapas no decorrer da atual gestão para conclusão do Portal, a partir dos questionamentos dos órgãos de controle interno e externos, notou-se a necessidade de uma página que reunisse mais informações dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação no que tange à melhora da transparência e orientação dos magistrados e servidores quanto às ações desenvolvidas pela Diretoria de Informática.

Segundo Joubert Duarte, diretor da Divisão de Governança e Planejamento de TIC, o portal visa ainda "atender os princípios inerentes à Governança de TIC, especialmente os contemplados no Levantamento de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário da Resolução do CNJ 211/2015 – ENTIC-JUD, dentre os quais é possível apontar: foco nos processos de Governança e Gestão, segurança da informação, infraestrutura, software e serviços”.

Entre os ambientes mais importantes do Portal da TIC, destacam-se:

- No ambiente Planejamento e Execução, é possível consultar todos os planos estratégicos e sua devida execução e monitoramento (indicadores) com foco total na Diretoria de Informática. Este ambiente está previsto para a 2ª etapa do portal;
- Em Processos de Negócio, o usuário pode conferir os processos de trabalho de cada Divisão da Diretoria de Informática relacionados aos respectivos macroprocessos da ENTIC-JUD, do Conselho Nacional de Justiça. Conclusão total prevista para 3ª etapa do portal;

- Já o ambiente Serviços, reúne informações relevantes de transparência dos serviços prestados pela Diretoria de Informática, como: Monitor de Links do TJGO; Mapa Geral dos Contratos Vigentes; entre outros.

- Também é possível conferir a situação atual e resultados anteriores do Levantamento de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário, questionário anual realizado pelo CNJ, na aba iGovTIC-JUD;

"O objetivo é publicar as informações da forma mais clara possível. Estamos constantemente atualizando os dados para melhor atender aos nossos magistrados, servidores e usuários", finalizou Joubert Duarte. (Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: