“A liderança está dentro de todas as pessoas”, afirmou Ana Paula Leite, coordenadora de Gerenciamento de Ações Presenciais da Escola Judicial (Ejug) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (20), na sede da unidade, no Jardim Goiás, em Goiânia, durante a última aula do ano do curso Liderar é Servir.
O curso é um treinamento para que servidores que ocupam posições de liderança no Poder Judiciário goiano possam desenvolver capacidades como: manter um ambiente de trabalho harmônico, saber reconhecer e estimular no dia a dia o trabalho de seus colaboradores e desenvolver a empatia nas relações profissionais.
A psicóloga e instrutora do curso Thayssa Moiana e a coach Maria Inez Hermida, ambas da Ejug, despertaram o espírito de liderança em cerca de 800 servidores, espalhados em 18 turmas formadas desde fevereiro de 2018. Participaram das aulas, que tem duração de dois dias, magistrados diretores de Foro, encarregados de escrivania, secretários de Foro e diretores de área.
O presidente do TJGO, o desembargador Gilberto Marques Filho, esteve presente na comemoração junto com a diretora da Secretaria da Gestão Estratégica (SGE), Cássia Aparecida de Castro Alves, e recebeu o agradecimento da coach Maria Inez. Ela reconheceu o investimento da gestão do presidente no cuidado com as pessoas, facilitando e apoiando cursos como o Liderar é Servir.
“Faz parte da nossa missão, como servidores públicos, saber nos relacionar e tratar bem quem está a nossa volta para tirarmos o melhor do nosso trabalho. O desembargador Gilberto Marques Filho sempre me inspirou porque olha para as pessoas como seres individuais não como números. E, o mais importante para um bom líder, ele é uma pessoa que ama o que faz”, destacou Maria Inez em discurso.
Aparecida Auxiliadora Magalhães Santos, diretora-geral do TJGO, lembrou que o projeto foi embrionado na gestão do desembargador Gilberto Marques Filho como corregedor, que depois trouxe para o Tribunal, onde já capacitou mais de 800 pessoas.
Já a coordenadora Ana Paula Leite frisou que o curso possibilita que os servidores desenvolvam, por meio do autoconhecimento, as habilidades de liderança que estão dentro de todos. “Dessa forma, os líderes formados podem também incentivar os seus colaboradores para que tenham autonomia, o que aumenta a produtividade, aspecto importante tanto no meio privado como na área pública”, salientou.
Ana Paula ainda acrescentou que, por enquanto, o curso é voltado para cargos de comando, porém, nas próximas turmas prevê a abertura de vagas para demais servidores. (Texto: Amanda França- Estagiária/ Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)